A leitura como prática educativa

A partilha como prática do bem viver

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DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.8328

Palavras-chave:

educação, leitura, formação de professores

Resumo

“Casa da leitura: práticas pedagógicas a partir da leitura educativa” é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de instalar “casas de leitura” em diversos espaços escolares e não escolares do município de Campo Grande - MS, para que a população possa colocar e retirar, gratuitamente, livros para leitura, oportunizando a troca, o receber e o doar, estimulando a leitura e o conhecimento e proporcionando aos acadêmicos dos cursos de licenciatura momentos de formação a partir das ações propostas, como  planejamento, organização e estruturação das atividades, bem como postura profissional, ética, e relação professor, acadêmico e comunidade, durante os momentos de interação. Partilhar as ações realizadas e refletir sobre o alcance das ações da universidade na comunidade por meio dos projetos de extensão é o objetivo deste estudo, alicerçado na fenomenologia por Merleau Ponty (1997) e Freire (1996), no que tange ao processo de formação e educação. O projeto foi implantado e expandido, e, para além das sete casas de leitura instaladas, teve várias parcerias e ações, entre elas a campanha de arrecadação de livros, que recebeu dez mil livros para doação no município de Campo Grande.

 

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Biografia do Autor

Patrícia Alves Carvalho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Formada no Magistério (1995), em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica Dom Bosco (2000), mestre (2005) e doutora (2013) em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.. Atua no tripé Universitário, ensino, pesquisa e extensão na área de Educação com os temas: Formação de Professores, Didática, Diversidade, Linguagens Lúdicas, Infância, Educação Infantil e Pedagogia Sistêmica.

Referências

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Publicado

2024-04-10

Como Citar

Carvalho, P. A. (2024). A leitura como prática educativa: A partilha como prática do bem viver. BARBAQUÁ, 5(10), 38–51. https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.8328

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