A leitura como prática educativa

A partilha como prática do bem viver

Visualizações: 44

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.8328

Palavras-chave:

educação, leitura, formação de professores

Resumo

“Casa da leitura: práticas pedagógicas a partir da leitura educativa” é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de instalar “casas de leitura” em diversos espaços escolares e não escolares do município de Campo Grande - MS, para que a população possa colocar e retirar, gratuitamente, livros para leitura, oportunizando a troca, o receber e o doar, estimulando a leitura e o conhecimento e proporcionando aos acadêmicos dos cursos de licenciatura momentos de formação a partir das ações propostas, como  planejamento, organização e estruturação das atividades, bem como postura profissional, ética, e relação professor, acadêmico e comunidade, durante os momentos de interação. Partilhar as ações realizadas e refletir sobre o alcance das ações da universidade na comunidade por meio dos projetos de extensão é o objetivo deste estudo, alicerçado na fenomenologia por Merleau Ponty (1997) e Freire (1996), no que tange ao processo de formação e educação. O projeto foi implantado e expandido, e, para além das sete casas de leitura instaladas, teve várias parcerias e ações, entre elas a campanha de arrecadação de livros, que recebeu dez mil livros para doação no município de Campo Grande.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Alves Carvalho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Formada no Magistério (1995), em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica Dom Bosco (2000), mestre (2005) e doutora (2013) em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.. Atua no tripé Universitário, ensino, pesquisa e extensão na área de Educação com os temas: Formação de Professores, Didática, Diversidade, Linguagens Lúdicas, Infância, Educação Infantil e Pedagogia Sistêmica.

Referências

AMARAL, Roberto Antonio Penedo. A textura do mundo: um ensaio fenomenológico. In: PEIXOTO, Adão José (org.). Interações entre fenomenologia e educação. Campinas, SP: Alínea, 2003.

AZEVEDO JUNIOR, José Garcia de. Apostila de arte: artes visuais. São Luís: Imagética Comunicação e Design, 2007.

CARMO, Paulo Sergio do. Merleau-Ponty: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2000.

FAZENDA, Ivani (org.). Dicionário em construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. Campinas, SP: Papirus, 1994.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

OLIVEIRA, Antonio Marcos Machado de; MIRANDA, Sérgio Luiz. Revista Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 1, n. 1, jul./dez. 2010.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

Carvalho, P. A. (2024). A leitura como prática educativa: A partilha como prática do bem viver. BARBAQUÁ, 5(10), 38–51. https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.8328

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.