A leitura como prática educativa

A partilha como prática do bem viver

Visualizações: 29

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.8328

Palabras clave:

educação, leitura, formação de professores

Resumen

“Casa da leitura: práticas pedagógicas a partir da leitura educativa” é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de instalar “casas de leitura” em diversos espaços escolares e não escolares do município de Campo Grande - MS, para que a população possa colocar e retirar, gratuitamente, livros para leitura, oportunizando a troca, o receber e o doar, estimulando a leitura e o conhecimento e proporcionando aos acadêmicos dos cursos de licenciatura momentos de formação a partir das ações propostas, como  planejamento, organização e estruturação das atividades, bem como postura profissional, ética, e relação professor, acadêmico e comunidade, durante os momentos de interação. Partilhar as ações realizadas e refletir sobre o alcance das ações da universidade na comunidade por meio dos projetos de extensão é o objetivo deste estudo, alicerçado na fenomenologia por Merleau Ponty (1997) e Freire (1996), no que tange ao processo de formação e educação. O projeto foi implantado e expandido, e, para além das sete casas de leitura instaladas, teve várias parcerias e ações, entre elas a campanha de arrecadação de livros, que recebeu dez mil livros para doação no município de Campo Grande.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia Alves Carvalho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Formada no Magistério (1995), em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica Dom Bosco (2000), mestre (2005) e doutora (2013) em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.. Atua no tripé Universitário, ensino, pesquisa e extensão na área de Educação com os temas: Formação de Professores, Didática, Diversidade, Linguagens Lúdicas, Infância, Educação Infantil e Pedagogia Sistêmica.

Citas

AMARAL, Roberto Antonio Penedo. A textura do mundo: um ensaio fenomenológico. In: PEIXOTO, Adão José (org.). Interações entre fenomenologia e educação. Campinas, SP: Alínea, 2003.

AZEVEDO JUNIOR, José Garcia de. Apostila de arte: artes visuais. São Luís: Imagética Comunicação e Design, 2007.

CARMO, Paulo Sergio do. Merleau-Ponty: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2000.

FAZENDA, Ivani (org.). Dicionário em construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. Campinas, SP: Papirus, 1994.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

OLIVEIRA, Antonio Marcos Machado de; MIRANDA, Sérgio Luiz. Revista Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 1, n. 1, jul./dez. 2010.

Publicado

2024-04-10

Cómo citar

Carvalho, P. A. (2024). A leitura como prática educativa: A partilha como prática do bem viver. BARBAQUÁ, 5(10), 38–51. https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.8328

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.