A leitura como prática educativa
A partilha como prática do bem viver
Visualizações: 82DOI:
https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.8328Palavras-chave:
educação, leitura, formação de professoresResumo
“Casa da leitura: práticas pedagógicas a partir da leitura educativa” é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de instalar “casas de leitura” em diversos espaços escolares e não escolares do município de Campo Grande - MS, para que a população possa colocar e retirar, gratuitamente, livros para leitura, oportunizando a troca, o receber e o doar, estimulando a leitura e o conhecimento e proporcionando aos acadêmicos dos cursos de licenciatura momentos de formação a partir das ações propostas, como planejamento, organização e estruturação das atividades, bem como postura profissional, ética, e relação professor, acadêmico e comunidade, durante os momentos de interação. Partilhar as ações realizadas e refletir sobre o alcance das ações da universidade na comunidade por meio dos projetos de extensão é o objetivo deste estudo, alicerçado na fenomenologia por Merleau Ponty (1997) e Freire (1996), no que tange ao processo de formação e educação. O projeto foi implantado e expandido, e, para além das sete casas de leitura instaladas, teve várias parcerias e ações, entre elas a campanha de arrecadação de livros, que recebeu dez mil livros para doação no município de Campo Grande.
Downloads
Referências
AMARAL, Roberto Antonio Penedo. A textura do mundo: um ensaio fenomenológico. In: PEIXOTO, Adão José (org.). Interações entre fenomenologia e educação. Campinas, SP: Alínea, 2003.
AZEVEDO JUNIOR, José Garcia de. Apostila de arte: artes visuais. São Luís: Imagética Comunicação e Design, 2007.
CARMO, Paulo Sergio do. Merleau-Ponty: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2000.
FAZENDA, Ivani (org.). Dicionário em construção: Interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GONÇALVES, Maria Augusta Salin. Sentir, pensar, agir: corporeidade e educação. Campinas, SP: Papirus, 1994.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
OLIVEIRA, Antonio Marcos Machado de; MIRANDA, Sérgio Luiz. Revista Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 1, n. 1, jul./dez. 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Patrícia Alves Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.