Unidade demonstrativa de compostagem de resíduos orgânicos do ambiente escolar e fomento à educação ambiental

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e8331

Palavras-chave:

Composto, Vermicomposto, Composteira, Merenda

Resumo

Este trabalho resultou de um projeto de extensão direcionado para a comunidade de uma escola estadual de tempo integral pertencente ao município de Ivinhema-MS, instalada nas dependências da UEMS, no ano de 2022. Com o preparo de refeições, observou-se grande descarte de restos alimentares que poderiam ser destinados à compostagem. Objetivou-se implantar uma unidade de compostagem na Unidade da UEMS, utilizando, como ferramenta de Educação Ambiental, os resíduos gerados. Quatro composteiras foram construídas, duas destinadas à compostagem simples e duas à vermicompostagem por minhocas. Foram realizados encontros com a comunidade escolar e o Grupo PET para tratar da temática da geração de resíduos e alternativas de descarte correto, visando sensibilizar a comunidade escolar a adotar o uso de composteiras domésticas. Além da importância educativa, os produtos da compostagem (composto, húmus, fertilizante líquido) podem ser destinados à comercialização e à aplicação em cultivos domésticos. Os resíduos coletados (150,2 kg) produziram 27 kg de adubo sólido e 22,5 litros de chorume, reduzindo mais de 80% a massa inicial. Não houve diferença significativa entre os tratamentos dos resíduos com e sem minhocas. As composteiras mostraram-se essenciais para a destinação correta de parte dos resíduos orgânicos gerados na escola, no ano de 2022, evitando-se o seu envio para aterros. Embora os alunos não tenham participado rotineiramente das atividades, houve envolvimento durante os encontros, um aspecto fundamental ao desenvolvimento de senso crítico e analítico frente ao cenário ambiental atual e ao estímulo para o compartilhamento do conhecimento adquirido.

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Biografia do Autor

Jonilda Silva Alves, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Ivinhema.

Glaucia Almeida de Morais, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Doutora em Ciências Biológicas, área de Biologia Vegetal, Professora efetiva no Curso de Ciências Biológicas-Licenciatura/UEMS/ Unidade de Ivinhema

José Vitor Nobrega de Lima, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Graduando em Ciências Biologicas na modalidade Liecenciatura/UEMS/Unidade de Ivinhema-MS.

Luan Otavio Fernandes Caetano , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Graduando em Ciências Biologicas na modalidade Liecenciatura/UEMS/Unidade de Ivinhema-MS.

Fernanda Turini Militão, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Graduando em Ciências Biologicas na modalidade Liecenciatura/UEMS/Unidade de Ivinhema-MS.

Vitória Aires Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Graduando em Ciências Biologicas na modalidade Liecenciatura/UEMS/Unidade de Ivinhema-MS.

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Publicado

2024-04-15

Como Citar

Silva Alves, J., Almeida de Morais, G., Nobrega de Lima, J. V., Fernandes Caetano , L. O., Turini Militão, F., & Aires Silva, V. (2024). Unidade demonstrativa de compostagem de resíduos orgânicos do ambiente escolar e fomento à educação ambiental: . BARBAQUÁ, 6, e8331. https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e8331