Remição de pena pela leitura às pessoas em situação de privação de liberdade em Mato Grosso do Sul
Visualizações: 83DOI:
https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.8389Palavras-chave:
remição de pena, educação, projeto de extensão, sistema prisionalResumo
A Universidade Estadual de Mato Grosso Sul tem seu princípio de trabalho alicerçado no tripé ensino, pesquisa e extensão, e, pautada no direito do acesso à educação a todas as pessoas, é uma universidade pública que se coloca à serviço da comunidade, especialmente das pessoas marginalizadas e em condições de exclusão. Dessa forma, dispõe-se a ir e estar na comunidade e em espaços onde a educação, muitas vezes, é negada ou inacessível, por inúmeras questões sociais. Com isso, em parceria com o Governo do Estado e em diálogo com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN), esta ação de extensão universitária teve como objetivo principal viabilizar a remição da pena por meio da leitura nas principais penitenciárias do estado de Mato Grosso do Sul. Alinhando ações pautadas no fornecimento de aulas e na leitura e elaboração de resenha crítica de obras literárias, acadêmicos e professores da UEMS participantes do projeto cumpriram a importante tarefa de promover ações que possibilitem a reinserção social de pessoas em situação de privação de liberdade e o fornecimento de acesso à informação, além da redução de sentença por meio do cumprimento das atividades propostas.
Downloads
Referências
BITENCOURT, Cezar Roberto. Falência da pena de prisão: causas e alternativas. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
BRASIL. Lei nº 12.433, de 29 de junho de 2011. Altera a Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Dispõe sobre a remição de parte do tempo de execução da pena por estudo ou por trabalho. Brasília, DF: Casa Civil, 1984. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12433.htm. Acesso em: 15 abr. 2023.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Recomendação n° 44. Dispõe sobre atividades educacionais complementares para fins de remição da pena pelo estudo e estabelece critérios para a admissão pela leitura. Brasília, DF: CNJ, 2013. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/files//recomendacao/recomendacao_44_26112013_27112013160533.pdf. Acesso em: 15 abr. 2023.
CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Resolução nº 391 de 2021. Estabelece procedimentos e diretrizes a serem observados pelo Poder Judiciário para o reconhecimento do direito à remição de pena por meio de práticas sociais educativas em unidades de privação de liberdade. Brasília, DF: CNJ, 2021. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/3918. Acesso em: 15 abr. 2023.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez/Associados, 1982.
MATO GROSSO DO SUL. Portaria Conjunta VEP’S 01/2019. Diário de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, 16 abr. 2019. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/237473696/djms-3-judicial-1-instancia-16-04-2019-pg-192. Acesso em: 16 abr. 2023.
MIRABETE, Julio Fabbrini. Execução penal: comentários à Lei nº 7.210, de 11-7-1984. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Katia Juliane Lopes de Oliveira, Patrícia Alves Carvalho, Victor Hugo de Araújo Gonçalves, Bárbara Cristina Andrade Dalla Costa, Camila Tebaldi, Felipe Garcia Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.