Remição de pena pela leitura às pessoas em situação de privação de liberdade em Mato Grosso do Sul

Visualizações: 83

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.8389

Palavras-chave:

remição de pena, educação, projeto de extensão, sistema prisional

Resumo

A Universidade Estadual de Mato Grosso Sul tem seu princípio de trabalho alicerçado no tripé ensino, pesquisa e extensão, e, pautada no direito do acesso à educação a todas as pessoas, é uma universidade pública que se coloca à serviço da comunidade, especialmente das pessoas marginalizadas e em condições de exclusão. Dessa forma, dispõe-se a ir e estar na comunidade e em espaços onde a educação, muitas vezes, é negada ou inacessível, por inúmeras questões sociais. Com isso, em parceria com o Governo do Estado e em diálogo com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN), esta ação de extensão universitária teve como objetivo principal viabilizar a remição da pena por meio da leitura nas principais penitenciárias do estado de Mato Grosso do Sul. Alinhando ações pautadas no fornecimento de aulas e na leitura e elaboração de resenha crítica de obras literárias, acadêmicos e professores da UEMS participantes do projeto cumpriram a importante tarefa de promover ações que possibilitem a reinserção social de pessoas em situação de privação de liberdade e o fornecimento de acesso à informação, além da redução de sentença por meio do cumprimento das atividades propostas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Juliane Lopes de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Mestre em Letras , Linguística aplicada pela UEMS. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Católica Dom Bosco (1998), graduação em Letras pela Universidade Metropolitana de Santos (2020), graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas de Fátima do Sul (1995) Atualmente é Assessora de Relações Publicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e estatutário da FUNDAÇÃO EDUCATIVA DE RADIO E TELEVISÃO. Professora da Rede Municipal de Campo Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino

Patrícia Alves Carvalho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Formada no Magistério (1995), em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica Dom Bosco (2000), mestre (2005) e doutora (2013) em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.. Atua no tripé Universitário, ensino, pesquisa e extensão na área de Educação com os temas: Formação de Professores, Didática, Diversidade, Linguagens Lúdicas, Infância, Educação Infantil e Pedagogia Sistêmica.

Victor Hugo de Araújo Gonçalves, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Estudante de graduação do 6º ano de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Bárbara Cristina Andrade Dalla Costa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Acadêmica do curso de Medicina pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). 

Camila Tebaldi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Ensino Médio Completo pela Rede de Ensino Alfa - Cascavel, PR. Acadêmica do curso de Medicina pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). 

Felipe Garcia Pereira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Acadêmico de Medicina da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS); Secretário Executivo de Centro Acadêmico de Medicina Estadual (CAME) da UEMS.

Referências

BITENCOURT, Cezar Roberto. Falência da pena de prisão: causas e alternativas. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

BRASIL. Lei nº 12.433, de 29 de junho de 2011. Altera a Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Dispõe sobre a remição de parte do tempo de execução da pena por estudo ou por trabalho. Brasília, DF: Casa Civil, 1984. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12433.htm. Acesso em: 15 abr. 2023.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Recomendação n° 44. Dispõe sobre atividades educacionais complementares para fins de remição da pena pelo estudo e estabelece critérios para a admissão pela leitura. Brasília, DF: CNJ, 2013. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/files//recomendacao/recomendacao_44_26112013_27112013160533.pdf. Acesso em: 15 abr. 2023.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Resolução nº 391 de 2021. Estabelece procedimentos e diretrizes a serem observados pelo Poder Judiciário para o reconhecimento do direito à remição de pena por meio de práticas sociais educativas em unidades de privação de liberdade. Brasília, DF: CNJ, 2021. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/3918. Acesso em: 15 abr. 2023.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez/Associados, 1982.

MATO GROSSO DO SUL. Portaria Conjunta VEP’S 01/2019. Diário de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, 16 abr. 2019. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/237473696/djms-3-judicial-1-instancia-16-04-2019-pg-192. Acesso em: 16 abr. 2023.

MIRABETE, Julio Fabbrini. Execução penal: comentários à Lei nº 7.210, de 11-7-1984. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

Lopes de Oliveira, K. J., Alves Carvalho, P., de Araújo Gonçalves, V. H., Andrade Dalla Costa, B. C., Tebaldi, C., & Garcia Pereira, F. (2024). Remição de pena pela leitura às pessoas em situação de privação de liberdade em Mato Grosso do Sul. BARBAQUÁ, 5(10), 18–27. https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.8389