"Prosas Feministas em Tempos de Pandemia"

Ensino, pesquisa e extensão em uma colaboração interinstitucional

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.8410

Palavras-chave:

Crise, Patriarcado, Classe, Gênero, Raça, Extensão

Resumo

O “Prosas Feministas em Tempos de Pandemia” foi um ciclo de debates, realizado por meio de encontros online e prosas-lives, que visava refletir, junto a estudantes, professores, pesquisadores e demais interessados, sobre os desafios da análise das relações de classe, gênero e raça, diante do quadro de crise sistêmica e epistemológica que afeta diretamente a universidade, a produção de conhecimento, a ciência e a tecnologia, as perspectivas de trabalho e sociabilidade. Objetivou-se, assim, ampliar o debate sociológico sobre a teoria feminista crítica para o público em geral, bem como oferecer a docentes e discentes elementos para analisar o atual quadro de reprodução do patriarcado e a decadência das relações sociais capitalistas que afetam direta e indiretamente nossa vida cotidiana. Buscamos, desse modo, romper com o silenciamento e a normalização de desigualdades sociais cada vez mais agudizadas. O “Prosas Feministas” se organizou como um grupo de estudos com o intuito de compartilhar pesquisas de caráter feminista anticapitalista, unindo pesquisadoras de diferentes universidades, a fim de democratizar o acesso aos estudos sobre gênero, sempre em diálogo com as questões de classe e raça. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é um dos eixos fundamentais da universidade pública, e é essa intersecção de práticas que o “Prosas Feministas” buscou efetivar. Além dos encontros entre as pesquisadoras, foram realizadas oito prosas-lives com pesquisadores convidadas que contaram com mais de três mil visualizações. Ademais, foi publicado um e-book com textos das pesquisadoras e das convidadas, a partir das reflexões suscitadas pelos debates.

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Biografia do Autor

Ana Elisa Cruz Corrêa, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora do setor de Ciências Sociais do Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (COLTEC/UFMG - MG). Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ- RJ), mestre em Ciência Política e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - SP). Pesquisadora dos temas crise, crítica do valor dissociação, questão agrária, questão de gênero e educação. 

Luciana Henrique da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS. Membro dos grupos de pesquisa:
Neoliberalismo e relações de classe no Brasil/Unicamp e do Núcleo de pesquisa em democracia, políticas
públicas e desenvolvimento/UEMS. Coordenadora do Mestrado Profissional em Rede de Ensino de Sociologia. Pesquisa neoliberalismo, políticas públicas, movimentos sociais e questões de gênero.

Michelle Franco Redondo, Paris 8 University

Professora no departamento de Sociologia na Université Paris 8, membra do laboratório d’étude de genre et de sexualité (Legs). Doutora em Ciência Política pela Université Paris 8 e em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - SP).

Referências

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Publicado

2024-04-10

Como Citar

Corrêa, A. E. C., Silva, L. H. da, & Redondo, M. F. (2024). "Prosas Feministas em Tempos de Pandemia": Ensino, pesquisa e extensão em uma colaboração interinstitucional. BARBAQUÁ, 5(10), 5–17. https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.8410