Da extensão a graduação
O acolhimento educacional de migrantes internacionais
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https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e8971Palavras-chave:
acolhimento educacional, migrantes internacionais, língua portuguesaResumo
Para realizar o trabalho de acolhimento voltado aos migrantes internacionais em MS, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) desenvolve ações de extensão nos eixos linguístico, humanitário e educacional, por meio do Programa UEMS ACOLHE. O eixo mais robusto do programa é o linguístico, que oferece cursos de extensão de língua portuguesa aos migrantes internacionais. Durante todo o curso, a coordenação do programa oferece outras atividades, como oficinas de acolhimentos, orientações socioassistenciais, serviços ofereceidos pela rede de parceria e a possibilidade de ingresso na universidade, por meio de edital específico destinado ao público migrante. Este trabalho tem por proposta apresentar o perfil dos acadêmicos migrantes internacionais estudantes dos cursos de graduação da UEMS, dentro do eixo educacional – lebrando que esse acolhimento ocorre em decorrência das atividades de extensão desenvolvidas no programa. Como objetivo, identificamos o perfil dos estudantes ingressantes na primeira turma, por meio da aplicação de questionário e entrevistas personalizadas e coletamos dados socioassistenciais que estão apresentados neste trabalho. Verificou-se que a maioria dos estudantes são da nacionalidade venezuelana e que, entre os matriculados, mais de 50% continuam cursando os cursos escolhidos. Identificamos que todos os migrantes possuem cartão SUS, além de a maioria já ter necessitado de um atendimento médico. Verificamos, ainda, que a maioria dos alunos recebem alguma ajuda de instituições ou órgãos e que nem todos os alunos procuraram a UEMS para receber apoio de serviço social ou psicológico. Diante dos dados obtidos, a UEMS poderá avaliar o trabalho de acolhimento que vem sendo realizado pelo programa UEMS ACOLHE, bem como estabelecer novos serviços, diante das sugestões recebidas e do ingresso de novos acadêmicos. Um ponto positivo a destacar é que, após participarem do curso de extensão, agora, como universitários, alguns alunos estão voltando ao projeto de extensão como colaboradores das ações.
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