Da extensão a graduação

O acolhimento educacional de migrantes internacionais

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e8971

Palavras-chave:

acolhimento educacional, migrantes internacionais, língua portuguesa

Resumo

Para realizar o trabalho de acolhimento voltado aos migrantes internacionais em MS, a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) desenvolve ações de extensão nos eixos linguístico, humanitário e educacional, por meio do Programa UEMS ACOLHE. O eixo mais robusto do programa é o linguístico, que oferece cursos de extensão de língua portuguesa aos migrantes internacionais. Durante todo o curso, a coordenação do programa oferece outras atividades, como oficinas de acolhimentos, orientações socioassistenciais, serviços ofereceidos pela rede de parceria e a possibilidade de ingresso na universidade, por meio de edital específico destinado ao público migrante. Este trabalho tem por proposta apresentar o perfil dos acadêmicos migrantes internacionais estudantes dos cursos de graduação da UEMS, dentro do eixo educacional – lebrando que esse acolhimento ocorre em decorrência das atividades de extensão desenvolvidas no programa. Como objetivo, identificamos o perfil dos estudantes ingressantes na primeira turma, por meio da aplicação de questionário e entrevistas personalizadas e coletamos dados socioassistenciais que estão apresentados neste trabalho. Verificou-se que a maioria dos estudantes são da nacionalidade venezuelana e que, entre os matriculados, mais de 50% continuam cursando os cursos escolhidos. Identificamos que todos os migrantes possuem cartão SUS, além de a maioria já ter necessitado de um atendimento médico. Verificamos, ainda, que a maioria dos alunos recebem alguma ajuda de instituições ou órgãos e que nem todos os alunos procuraram a UEMS para receber apoio de serviço social ou psicológico. Diante dos dados obtidos, a UEMS poderá avaliar o trabalho de acolhimento que vem sendo realizado pelo programa UEMS ACOLHE, bem como estabelecer novos serviços, diante das sugestões recebidas e do ingresso de novos acadêmicos. Um ponto positivo a destacar é que, após participarem do curso de extensão, agora, como universitários, alguns alunos estão voltando ao projeto de extensão como colaboradores das ações.

 

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Biografia do Autor

Vanessa Maciel Franco Magalhães, Técnico de Nível Superior - UEMS

Doutoranda em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2024/02). Mestre em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2016). Graduada em Serviço Social, pela UNIGRAN (2020). Especialista em Estudos pela Linguagem pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2007). Graduada em Letras - Habilitação Português Espanhol - pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2002). Sou servidora Técnico-Administrativo de Nível Superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul UEMS desde 2002, e atuo na Unidade Universitária de Dourados/MS. Estou à frente do do Setor de Acolhimento aos Refugiados, Migrantes e Apátridas, da Divisão de Acolhimento e Desenvolvimento Social (DADES), vinculada a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEC). Sou membro da equipe gestora do Programa UEMS ACOLHE - Acolhimento Linguístico, Humanitário e Educacional voltado aos Refugiados, Migrantes e Apátridas. Sou membro da Cátedra Sérgio Vieira de Mello - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Atuo como representante institucional no Comitê Estadual de Refugiados, Migrantes e Apátridas (CERMA/MS). Como servidora pública, tenho atuado no acolhimento de refugiados e migrantes internacionais desde 2018, realizando atividades no eixo linguístico, humanitário e educacional e, e participando de ações realizada com apoio de diversos parceiros que operam na mesma área de atuação. Tenho experiência na área da linguística aplicada e letramento digital, e estou comprometida em ampliar os conhecimentos sobre letramentos, mobilidade em contextos migratórios, ensino de língua e multiculturalismo. Meu objetivo profissional é ampliar os serviços ofertados pelo Programa UEMS ACOLHE e aprimorar o acolhimento do público-alvo, tendo como objetivo a melhoria de vida das pessoas, a promoção da dignidade humana e a inserção das pessoas em vulnerabilidade social na sociedade sul-mato-grossense.

João Fábio Sanches Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília, na área de Português como Língua de Acolhimento (2019). Doutorado em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), com período de estágio de doutorado sanduíche na University of British Columbia, Canadá. Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2007). Especialização em Novas Tendências no Ensino da Língua Inglesa pela Universidade Católica Dom Bosco (2004) e Graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade do Oeste Paulista (2001). É professor associado da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), onde coordena a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, o Programa UEMS ACOLHE, para acolhimento linguístico a migrantes e refugiados, e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Português para Estrangeiros. Tem interesse por pesquisas na área de Português como Língua de Acolhimento, identidade e Interculturalidade.

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Publicado

2024-11-10

Como Citar

Magalhães, V. M. F., & Sanches Silva, J. F. (2024). Da extensão a graduação: O acolhimento educacional de migrantes internacionais. BARBAQUÁ, 6, e8971. https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e8971