Memória sul-mato-grossense no contexto da educação patrimonial

Interfaces entre espaços culturais, escola e universidade

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DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e8972

Palavras-chave:

Espaços históricos e culturais locais, Museus, Memória, Educação Patrimonial, Pedagogia

Resumo

Este artigo aborda o projeto de extensão “Memória Sul Mato-grossense no contexto da Educação Patrimonial: interfaces entre espaços culturais, escola e universidade”, que foi desenvolvido no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Maracaju. O objetivo é promover reflexões críticas sobre a Educação Patrimonial entendida como propulsora dos conceitos de cultura, memória e identidade. O percurso metodológico do projeto consistiu em estudos e pesquisas sobre a realidade de Mato Grosso do Sul, especificamente de Maracaju, envolvendo as disciplinas ministradas no curso e um “Cardápio Cultural” realizado pelos professores e acadêmicos nos espaços culturais da Fundação da Cultura de Mato Grosso do Sul. Em seguida, houve encontros com os profissionais da educação e alunos de uma escola estadual, local em que foram desenvolvidas oficinas e rodas de conversa para refletir sobre os conteúdos que envolvem a Educação Patrimonial e a realidade do município. Por fim, ocorreu o mesmo movimento na comunidade local, no espaço do Museu de Tecnologia de Maracaju. Assim, o artigo em tela destaca a importância da articulação entre a universidade, a escola e os espaços históricos culturais, para compreender as especificidades locais e promover uma educação ampliada, a partir do referido projeto. Essas vivências e experiências na perspectiva da práxis se mostraram valiosas, pois contribuem para o entendimento local sobre aspectos da memória, construção de sua identidade e promoção da cidadania.

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Biografia do Autor

Kelly Leticia da Silva Sakata, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Professora efetiva do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/MARACAJU). Doutora em Educação na linha de Políticas Educacionais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação na linha de Políticas Educacionais, História e Organização da Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/IRATI-PR). Líder do Grupo de Pesquisa: Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação, Políticas, Formação de Professores, Diversidade e Inclusão (GEPEFORDI) da UEMS de Maracaju. Pesquisadora Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão em Educação (UNICENTRO/IRATI). Pedagoga graduada (láurea acadêmica) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Afiliada da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae). Possui experiência como coordenadora pedagógica e docente na Educação Básica. Interesse em pesquisas com enfoque em: Políticas Educacionais (especialmente relação público/privado), Pesquisas em Políticas educacionais; Política Educacional em Gramsci e Gestão da Educação.

Isabella Cristina Arndt Vargas Teodoro, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Graduanda do quarto ano do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Maracaju. Atuo no programa Residência Pedagógica (2023). 

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Publicado

2024-12-09

Como Citar

Sakata, K. L. da S., & Teodoro, I. C. A. V. (2024). Memória sul-mato-grossense no contexto da educação patrimonial: Interfaces entre espaços culturais, escola e universidade. BARBAQUÁ, 6, e8972. https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e8972

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