Encontros colaborativos para formação continuada de professores que ensinam matemática
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https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e9022Palavras-chave:
Materiais Didáticos, Práticas Pedagógicas, MetodologiasResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de um projeto de extensão desenvolvido com foco na formação continuada de professores que ensinam matemática. O projeto foi desenvolvido para atender a uma demanda das escolas de Cassilândia-MS, apresentada ao curso de Matemática da UEMS/Cassilândia, solicitando que realizasse encontros com os professores das escolas para trabalhar conceitos matemáticos usando metodologias diferenciadas. Essa solicitação se materializou no objetivo geral do projeto: contribuir para que os participantes e ministrantes do projeto refletissem/repensassem sobre várias possibilidades de trabalhar tópicos de Matemática em sala de aula, adotando metodologias de ensino e de aprendizagem que destaquem o papel do aluno como protagonista na construção do conhecimento. Para o desenvolvimento das atividades, foram realizados encontros colaborativos envolvendo docentes do curso de Matemática da UEMS e professores da educação básica que atuam na área de matemática. Em geral, os temas trabalhados nos encontros eram sugeridos pelo público-alvo. De posse das sugestões, a equipe de execução realizava estudos de artigos científicos, debates em grupos de estudos e preparava os materiais para serem levados para os encontros. Os encontros foram profícuos, com trocas de experiências entre todos os docentes, reflexões sobre as práticas pedagógicas e debates sobre conceitos matemáticos, materiais didáticos e metodologias de ensino. Assim, o projeto propiciou um ambiente de experimentação em que todos os envolvidos assumiram o protagonismo e se engajaram com as atividades de forma colaborativa.
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