Encontros colaborativos para formação continuada de professores que ensinam matemática

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e9022

Palavras-chave:

Materiais Didáticos, Práticas Pedagógicas, Metodologias

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de um projeto de extensão desenvolvido com foco na formação continuada de professores que ensinam matemática. O projeto foi desenvolvido para atender a uma demanda das escolas de Cassilândia-MS, apresentada ao curso de Matemática da UEMS/Cassilândia, solicitando que realizasse encontros com os professores das escolas para trabalhar conceitos matemáticos usando metodologias diferenciadas. Essa solicitação se materializou no objetivo geral do projeto: contribuir para que os participantes e ministrantes do projeto refletissem/repensassem sobre várias possibilidades de trabalhar tópicos de Matemática em sala de aula, adotando metodologias de ensino e de aprendizagem que destaquem o papel do aluno como protagonista na construção do conhecimento. Para o desenvolvimento das atividades, foram realizados encontros colaborativos envolvendo docentes do curso de Matemática da UEMS e professores da educação básica que atuam na área de matemática. Em geral, os temas trabalhados nos encontros eram sugeridos pelo público-alvo. De posse das sugestões, a equipe de execução realizava estudos de artigos científicos, debates em grupos de estudos e preparava os materiais para serem levados para os encontros. Os encontros foram profícuos, com trocas de experiências entre todos os docentes, reflexões sobre as práticas pedagógicas e debates sobre conceitos matemáticos, materiais didáticos e metodologias de ensino. Assim, o projeto propiciou um ambiente de experimentação em que todos os envolvidos assumiram o protagonismo e se engajaram com as atividades de forma colaborativa.

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Biografia do Autor

Regina Lamblém, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Unidade de Cassilândia) (2004), mestrado em Matemática (2008) e doutorado em Matemática (2011) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/IBILCE) e pós-doutorado em Educação Matemática (2017) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é professora efetiva na Universidade Estadual De Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Matemática com pesquisas em Polinômios Ortogonais e Similares, Fórmulas de Quadratura e Frações Contínuas e na área de Educação Matemática, com pesquisas sobre o ensino e a aprendizagem da matemática com aporte teórico da Didática da Matemática. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino e a Aprendizagem da Matemática.

Marco Duarte, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1995), mestrado em Engenharia Elétrica-ILHA SOLTEIRA pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Engenharia Elétrica-ILHA SOLTEIRA pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise Numérica e Cálculo Diferencial e Integral, atuando principalmente nos seguintes temas: wavelets e aplicações, processamento de sinais, ensino de matemática, equações diferenciais ordinárias e análise numérica. 

Irene Araújo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Possui graduação em MATEMÁTICA (2000), Especialização em Educação Matemática (2004), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e leciona as disciplinas Laboratório de Ensino de Matemática, Estágio Curricular Supervisionado de Matemática no Ensino Fundamental, Estágio Curricular Supervisionado de Matemática no Ensino Médio. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem da Matemática, Formação de professores de Matemática e História da Matemática. Tem experiência na Educação Básica na disciplina de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

João Paulo Coelho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Graduado em História (Universidade Estadual de Maringá, 2006) e em Pedagogia(Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná, 2012), doutor em Educação na área de História e Historiografia da Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos temas: Teoria de Estado e Educação no Mundo Antigo; História das Ideias Políticas e Educação; Políticas Públicas e o Financiamento e a Gestão da Educação Básica. Professor pesquisador do GEPEFI/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação. Professor pesquisador do GEPTSPE/CNPq - Transformações Sociais e Pensamento Educacional.

Referências

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

Lamblém, R., Duarte, M., Araújo, I., & Coelho, J. P. (2024). Encontros colaborativos para formação continuada de professores que ensinam matemática. BARBAQUÁ, 6, e9022. https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e9022