Projeto minhocários como prática de educação ambiental em uma unidade curricular eletiva no ensino fundamental

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e9023

Palavras-chave:

Resíduos orgânicos, Vermicompostagem, Sustentabilidade ambiental, ensino fundamental

Resumo

A prática da vermicompostagem diferencia-se da compostagem convencional por utilizar minhocas no processo de transformação do material orgânico, trazendo resultados mais rápidos devido à aceleração do processo de decomposição da matéria orgânica. A utilização dos vermicompostos, adubos orgânicos produzidos no processo, reduz problemas ambientais, preserva a natureza para as presentes e futuras gerações e são passíveis de uso em vários ambientes. O trabalho teve como objetivo difundir a prática da vermicompostagem envolvendo a educação ambiental no cenário escolar, por meio de uma unidade curricular eletiva denominada de Projeto Minhocários, abordando o valor e a importância da reciclagem, além do reaproveitamento dos resíduos orgânicos de origem doméstica. As atividades foram realizadas nas aulas da disciplina ofertada para estudantes do 6° e 7° ano do ensino fundamental, em uma escola pública da cidade de Maracaju-MS. Inicialmente, uma avaliação diagnóstica foi aplicada aos estudantes. Em seguida, aulas práticas aliadas à teoria abordaram diversos temas, dentro de conteúdos como: práticas de reciclagem, materiais recicláveis e coleta seletiva na escola, importância da vermicompostagem e diferenciação da compostagem convencional, características das minhocas californianas, construção dos minhocários domésticos, análise dos resíduos orgânicos adicionados e manutenção dos minhocários, e aplicação dos vermicompostos produzidos. No final da disciplina, uma avaliação foi aplicada para verificar a efetividade das atividades realizadas na disciplina. Como as atividades foram realizadas de forma processual, ao longo do ano letivo, a disciplina favoreceu a autonomia dos estudantes na construção dos minhocários e o entendimento geral do processo de transformação de resíduos orgânicos em adubos.

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Biografia do Autor

Thiago Woiciechowski, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Engenheiro Florestal pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná, Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná  e Doutor em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor associado nível V na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Maracaju e coordenador adjunto do curso de Agronomia. Atua nas áreas de Conservação da Natureza, Solos e Nutrição Florestal e desenvolve projetos e ações extensionistas na área de Educação Ambiental com ênfase na Educação em Solos para estudantes da rede básica de ensino.

Jorge Willian Francisco de Souza, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS)

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2020) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2022). Atualmente é professor convocado no ensino fundamental e médio na Escola Estadual Padre Constantino de Monte (Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul - SED/MS), atuando nas disciplinas de Geografia, Sociologia e Elevias. É coordenador da área de Ciências Humanas do colegiado escolar.

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

Woiciechowski, T., & Souza, J. W. F. de. (2024). Projeto minhocários como prática de educação ambiental em uma unidade curricular eletiva no ensino fundamental. BARBAQUÁ, 6, e9023. https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e9023