Usando a aquariofilia para a construção do conceito de bem-estar animal na educação infantil
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https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e9055Palavras-chave:
aquariofilia, bem-estar animal, educação infantil, peixes nativosResumo
O objetivo deste estudo foi introduzir o conceito de bem-estar animal de peixes usando a aquariofilia com crianças na faixa etária de quatro a cinco anos. O trabalho foi desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dr Antonio de Arruda Sampaio, em Aquidauana/MS. Dois aquários foram implantados com recirculação de água, sendo um povoado somente com peixes nativos da região pantaneira, tais como tetra, mato-grosso, mocinha, apistograma e tetra olho-de-fogo, e um segundo aquário, com exemplares de peixes exóticos como kinguio, platy, peixe do paraíso e tricogaster prata. Foram realizados debates e atividades lúdicas com as crianças a respeito de características dos peixes, como hábitos de alimentação, saúde, seus respectivos habitats. Simultaneamente a essas atividades lúdicas, foram realizadas manutenções dos aquários, manejo alimentar e mensurações dos parâmetros de qualidade de água: pH, temperatura e amônia total, garantindo o bem-estar dos peixes. Ao longo de oito meses, foi possível observar uma melhora no letramento das crianças, que pode ser parcialmente atribuída ao projeto, devido a suas atividades que incentivam a leitura e a escrita.
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