Usando a aquariofilia para a construção do conceito de bem-estar animal na educação infantil

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e9055

Palavras-chave:

aquariofilia, bem-estar animal, educação infantil, peixes nativos

Resumo

O objetivo deste estudo foi introduzir o conceito de bem-estar animal de peixes usando a aquariofilia com crianças na faixa etária de quatro a cinco anos. O trabalho foi desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dr Antonio de Arruda Sampaio, em Aquidauana/MS. Dois aquários foram implantados com recirculação de água, sendo um povoado somente com peixes nativos da região pantaneira, tais como tetra, mato-grosso, mocinha, apistograma e tetra olho-de-fogo, e um segundo aquário, com exemplares de peixes exóticos como kinguio, platy, peixe do paraíso e tricogaster prata. Foram realizados debates e atividades lúdicas com as crianças a respeito de características dos peixes, como hábitos de alimentação, saúde, seus respectivos habitats. Simultaneamente a essas atividades lúdicas, foram realizadas manutenções dos aquários, manejo alimentar e mensurações dos parâmetros de qualidade de água: pH, temperatura e amônia total, garantindo o bem-estar dos peixes. Ao longo de oito meses, foi possível observar uma melhora no letramento das crianças, que pode ser parcialmente atribuída ao projeto, devido a suas atividades que incentivam a leitura e a escrita.

 

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Biografia do Autor

Muriel Magalhaes Rocha Mendes, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Técnica em Informática formada pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) unidade de Aquidauana. Graduanda do curso de Agronomia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) unidade de Aquidauana.
 

Rubia Mara Gomes Acunha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- Aquidauana MS (2018). Mestre em Zootecnia do curso de Pós-graduação em Zootecnia, pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul- Aquidauana MS (2020), na área de produção de Recursos Pesqueiros; com projeto de pesquisa finalizado intitulado "Restrição alimentar e viabilidade econômica de peixes jundiaras em tanques-rede". Atualmente cursando o doutorado em Ciência animal pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui experiência na área de Piscicultura atuando principalmente com manejo e sanidade de peixes, com ênfase em métodos alternativos de controle parasitológico e aditivos com potencial imunoestimulantes e análise econômica na produção de peixes.

Jussara Garrido dos Santos , Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduanda do curso de Zootecnia pela Universidade Estadual de Mato Grosso Do Sul (UEMS) unidade de Aquidauana

Ingrid de Almeida Xavier Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Professora da Educação Infantil da Prefeitura Municipal de Aquidauana. Tutora do Proinfantil.

André Luiz Julien Ferraz, Universidade Estadual de Mato grosso do Sul

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Zootecnia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Unesp Jaboticabal (2009). Atualmente é parceria em projetos de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e professor de ensino superior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Genética molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia molecular, melhoramento genético e genética da conservação.

Cristiane Meldau de Campos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Ciências Biológicas pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), possui mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela UnB - Universidade de Brasília (2001) e doutorado em Aquicultura pelo Centro de Aquicultura da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Fez pós-doutorado no Centro de Aquicultura da UNESP, em Aquicultura com ênfase em Fisiologia de peixes (2013). É professora titular da UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul desde 1998. Atua nos cursos de graduação em Zootecnia e Agronomia na Unidade de Aquidauana e Agronomia, na unidade da UEMS em Maracaju; coordenou o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, nível mestrado em Produção Animal no Cerrado-Pantanal (PGZOO) de fev/2017 a jan/2019 e, foi coordenadora adjunta desse Programa de fev/2019 a jan/2021. Desde 2021 é coordenadora do Centro de Excelência em Ciência Animal no Cerrado e Pantanal (CECA-CP). Desde 2015 coordena o programa de extensão universitária Peixe Sempre. Desde 2017, é docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Piscicultura atuando na extensão e na pesquisa, com manejo e sanidade na produção intensiva de peixes, principalmente nos temas métodos alternativos de controle parasitológico, aditivos com potencial imunoestimulante e restrição alimentar.

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Publicado

2024-12-06

Como Citar

Mendes, M. M. R., Acunha, R. M. G., Santos , J. G. dos, Gonçalves, I. de A. X., Ferraz, A. L. J., & Campos, C. M. de. (2024). Usando a aquariofilia para a construção do conceito de bem-estar animal na educação infantil. BARBAQUÁ, 6, e9055. https://doi.org/10.61389/bbq.v6.e9055