O projeto "Experimentoteca de Solos" para estudantes de ensino fundamental em Aquidauana - MS
Visualizações: 81DOI:
https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.7710Keywords:
Educação em solos, educação ambiental, oficinas ecopedagógicasAbstract
Os conteúdos sobre o solo, geralmente, não são abordados de maneira satisfatória em escolas de Ensino Fundamental. Práticas de educação ambiental não formal podem minimizar tal impacto, utilizando metodologias de ensino-aprendizagem que auxiliem os professores e estudantes, como o uso de materiais didáticos interativos a respeito do solo. O objetivo deste trabalho foi popularizar o solo, por intermédio de oficinas interativas intituladas “Experimentoteca de Solos”, visando melhoria das estratégias de ensino. As atividades ocorreram em uma escola da rede privada de ensino em Aquidauana - MS. Oficinas foram aplicadas para estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e foram apresentados miniexperimentos nas temáticas da ciência do solo: formação, composição, importância, degradação e conservação. Em relação à avaliação por parte do público, a observação visual, a comportamental e o envolvimento, bem como as respostas aos questionamentos, foram levados em consideração e registrados. Os resultados das oficinas foram positivos nas diferentes séries da rede básica de ensino, percebendo-se uma interatividade expressiva dos estudantes no transcorrer das atividades, permitindo avanços no conhecimento sobre o tema solo.
Downloads
References
ABREU, Â. O ensino de solos nos níveis fundamental e médio: o caso da Escola Estadual Cidade dos Meninos. 2010. 120 p. Monografia (Licenciatura Plena em Geografia) - Universi-dade Federal de Minas Gerais, Instituto de Geociências, Departamento de Geografia, Belo Horizonte-MG.
ALMEIDA, A. V. de; FALCÃO, J. T. R. As Teorias de Lamarck e Darwin nos livros didáti-cos de Biologia no Brasil. Ciência & Educação, Bauru, v. 16, n. 3, p. 649-665, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132010000300010
BIONDI, D.; FALKOWSKI; V. Avaliação de uma atividade de educação ambiental com o tema “solo”. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande: FURG, v. 22, jan./jul. 2009. Disponível em: http: //www.remea.furg.br/vol22/art15vol22.pdf. Acesso em: 13 ago. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a ba-se. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 10 out. 2021.
BRASIL. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. Brasília: MEC/SEED, 2007. 154p.
FREITAS, A. L. et al. Percepções sobre a importância do solo: Estudo de caso em uma escola de Itapetim – PE. Agropecuária Científica no Semiárido, v. 14, n. 1, p. 42-49, jan./mar. 2018. DOI: https://doi.org/10.30969/acsa.v14i1.932
LEPSCH, F. I. Formação e conservação dos solos. 2. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2010. 216p.
LEPSCH, I. F. Formação e conservação dos solos. São Paulo: Oficina de Textos, 2002. 178p.
LIMA, M. R. et al. Experimentos na educação em solos. Curitiba-PR: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2020a. 218p.
LIMA, M. R. et al. Manual para implantação de iniciativas de educação em solos. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2020b. 41p.
LIMA, M. R. O solo no ensino de ciências no nível fundamental. Ciência & Educação, Bau-ru- SP, v. 11, n. 3, p. 383-395. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132005000300004
LIMA, M. R. O solo no ensino fundamental: situação e proposições. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, 2002. 33p.
LIMA, V.C.; LIMA, M. R.; MELO V. F. O solo no meio ambiente: abordagem para pro-fessores do ensino fundamental e médio e alunos do ensino médio. Curitiba: UFPR, Depar-tamento de Solos e Engenharia Agrícola. 2007. 130p.
LORENZATO, S. O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professores).
MOTOKANE, M. T. Sequências didáticas investigativas e argumentação no ensino de ecolo-gia. Ensaio: pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v. 17, número especial, p. 137-155, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-2117201517s07
MUGGLER, C. C.; PINTO SOBRINHO, F. A.; MACHADO, V. A. Educação em solos: Princípios, teoria e métodos, Revista Brasileira de Ciência do Solo. Santa Maria-RS, v. 30, n. 4, p. 733-740. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-06832006000400014
PEREIRA, B. B. Experimentação no Ensino de Ciências e o Papel do Professor na Constru-ção do Conhecimento. Cadernos da FUCAMP, Minas Gerais, v. 9, n. 11, 2010.
PESSOA, A. C. G. Sequência didática. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/sequencia-didatica. Acesso em: 02 ago. 2021.
PIAGET, J. A origem da inteligência nas crianças. Press Universidade, Nova York, 1952. 338p.
RODRIGUES, R. Diagnóstico do ensino de solos no nível fundamental em escolas da região metropolitana de Curitiba. In. Encontro de extensão e cultura da UFPR, Curitiba, 2003. Anais. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Pró Reitoria de Extensão e Cultura, 2003. CD-ROM.
ROSITO, B. A. O Ensino de Ciências e a Experimentação. In. MORAES, R. (org.). Constru-tivismo e Ensino de Ciências: Reflexões Epistemológicas e Metodológicas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008.
SALOMÃO, V.; RIBON, A.; SOUZA, I. O Ensino de Solos na Educação Básica: estudo de caso de duas escolas de rede privada no município de palmeiras de Goiás-GO. Enciclopédia Biosfera. v. 17, n. 34, 2020. DOI: https://doi.org/10.18677/EnciBio_2020D27
SANTOS, R. A. F. et al. Educação em solos no maciço de Baturité: Experiência com alunos do ensino fundamental. Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável, Viçosa-PR, v. 9, n. 2, p. 52-60. 2019. DOI: https://doi.org/10.21206/rbas.v9i2.8108
SANTOS, J. D. dos .; CATUZZO, H. O chão que você pisa: práticas itinerantes para o ensino de solos. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020004, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8657202. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8657202. Acesso em: 18 Ago. 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/td.v16i0.8657202
SILVA, F. A. Solos na Escola: Uma alternativa de abordagem da educação ambiental no ensino fundamental I. 2018. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agrono-mia) - Universidade Federal da Paraíba. 2018.
TOMAZELO, M. G. C.; FERREIRA, T. R. C. Educação ambiental: que critérios adotar para avaliar a adequação pedagógica de seus projetos? Ciência & Educação, São Paulo, SP, v.7, n. 2, p. 199-207. 2001. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132001000200005
VITAL, A. F. M.; SANTOS, R.V.S. Solos, da Educação à Conservação: ações extensionis-tas. 1.ed. Maceió-AL: TexGraf, 2017. v. 1. 79p.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psico-lógico superiores. 5 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994. 224p.
WEBER, M.A. et al. Ferramentas úteis para o aprendizado em solos de estudantes do quarto ano do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 3, 2017.
WILLINGHAM, T. D. Os materiais manipuláveis favorecem a aprendizagem dos alunos. Iniciativa Educação, 2020. Disponível em: https://www.iniciativaeducacao.org/pt/ed-on/ed-on-artigos/os-materiais-manipulaveis-favorecem-a-aprendizagem-dosalunos/referencias. Aces-so em: 02 dez. 2021.
ZANELLATO, D. C. Educação em solos no ensino fundamental de escolas públicas de Dois Vizinhos-PR. 2015. 98 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia). Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Dois Vizinhos, PR.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Thiago Woiciechowski
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Barbaquá de Extensão e Cultura da UEMS está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.