Remição de pena pela leitura às pessoas em situação de privação de liberdade em Mato Grosso do Sul

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DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.8389

Palabras clave:

remição de pena, educação, projeto de extensão, sistema prisional

Resumen

A Universidade Estadual de Mato Grosso Sul tem seu princípio de trabalho alicerçado no tripé ensino, pesquisa e extensão, e, pautada no direito do acesso à educação a todas as pessoas, é uma universidade pública que se coloca à serviço da comunidade, especialmente das pessoas marginalizadas e em condições de exclusão. Dessa forma, dispõe-se a ir e estar na comunidade e em espaços onde a educação, muitas vezes, é negada ou inacessível, por inúmeras questões sociais. Com isso, em parceria com o Governo do Estado e em diálogo com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN), esta ação de extensão universitária teve como objetivo principal viabilizar a remição da pena por meio da leitura nas principais penitenciárias do estado de Mato Grosso do Sul. Alinhando ações pautadas no fornecimento de aulas e na leitura e elaboração de resenha crítica de obras literárias, acadêmicos e professores da UEMS participantes do projeto cumpriram a importante tarefa de promover ações que possibilitem a reinserção social de pessoas em situação de privação de liberdade e o fornecimento de acesso à informação, além da redução de sentença por meio do cumprimento das atividades propostas.

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Biografía del autor/a

Katia Juliane Lopes de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Mestre em Letras , Linguística aplicada pela UEMS. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Católica Dom Bosco (1998), graduação em Letras pela Universidade Metropolitana de Santos (2020), graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas de Fátima do Sul (1995) Atualmente é Assessora de Relações Publicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e estatutário da FUNDAÇÃO EDUCATIVA DE RADIO E TELEVISÃO. Professora da Rede Municipal de Campo Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino

Patrícia Alves Carvalho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Formada no Magistério (1995), em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica Dom Bosco (2000), mestre (2005) e doutora (2013) em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.. Atua no tripé Universitário, ensino, pesquisa e extensão na área de Educação com os temas: Formação de Professores, Didática, Diversidade, Linguagens Lúdicas, Infância, Educação Infantil e Pedagogia Sistêmica.

Victor Hugo de Araújo Gonçalves, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Estudante de graduação do 6º ano de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Bárbara Cristina Andrade Dalla Costa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Acadêmica do curso de Medicina pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). 

Camila Tebaldi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Ensino Médio Completo pela Rede de Ensino Alfa - Cascavel, PR. Acadêmica do curso de Medicina pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). 

Felipe Garcia Pereira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Acadêmico de Medicina da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS); Secretário Executivo de Centro Acadêmico de Medicina Estadual (CAME) da UEMS.

Citas

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Publicado

2024-04-10

Cómo citar

Lopes de Oliveira, K. J., Alves Carvalho, P., de Araújo Gonçalves, V. H., Andrade Dalla Costa, B. C., Tebaldi, C., & Garcia Pereira, F. (2024). Remição de pena pela leitura às pessoas em situação de privação de liberdade em Mato Grosso do Sul. BARBAQUÁ, 5(10), 18–27. https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.8389