Remição de pena pela leitura às pessoas em situação de privação de liberdade em Mato Grosso do Sul

Visualizações: 83

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.8389

Palabras clave:

remição de pena, educação, projeto de extensão, sistema prisional

Resumen

A Universidade Estadual de Mato Grosso Sul tem seu princípio de trabalho alicerçado no tripé ensino, pesquisa e extensão, e, pautada no direito do acesso à educação a todas as pessoas, é uma universidade pública que se coloca à serviço da comunidade, especialmente das pessoas marginalizadas e em condições de exclusão. Dessa forma, dispõe-se a ir e estar na comunidade e em espaços onde a educação, muitas vezes, é negada ou inacessível, por inúmeras questões sociais. Com isso, em parceria com o Governo do Estado e em diálogo com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (AGEPEN), esta ação de extensão universitária teve como objetivo principal viabilizar a remição da pena por meio da leitura nas principais penitenciárias do estado de Mato Grosso do Sul. Alinhando ações pautadas no fornecimento de aulas e na leitura e elaboração de resenha crítica de obras literárias, acadêmicos e professores da UEMS participantes do projeto cumpriram a importante tarefa de promover ações que possibilitem a reinserção social de pessoas em situação de privação de liberdade e o fornecimento de acesso à informação, além da redução de sentença por meio do cumprimento das atividades propostas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Katia Juliane Lopes de Oliveira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Mestre em Letras , Linguística aplicada pela UEMS. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Católica Dom Bosco (1998), graduação em Letras pela Universidade Metropolitana de Santos (2020), graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas de Fátima do Sul (1995) Atualmente é Assessora de Relações Publicas da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e estatutário da FUNDAÇÃO EDUCATIVA DE RADIO E TELEVISÃO. Professora da Rede Municipal de Campo Grande. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino

Patrícia Alves Carvalho, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Formada no Magistério (1995), em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica Dom Bosco (2000), mestre (2005) e doutora (2013) em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.. Atua no tripé Universitário, ensino, pesquisa e extensão na área de Educação com os temas: Formação de Professores, Didática, Diversidade, Linguagens Lúdicas, Infância, Educação Infantil e Pedagogia Sistêmica.

Victor Hugo de Araújo Gonçalves, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Estudante de graduação do 6º ano de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Bárbara Cristina Andrade Dalla Costa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Acadêmica do curso de Medicina pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). 

Camila Tebaldi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Ensino Médio Completo pela Rede de Ensino Alfa - Cascavel, PR. Acadêmica do curso de Medicina pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS). 

Felipe Garcia Pereira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS

Acadêmico de Medicina da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS); Secretário Executivo de Centro Acadêmico de Medicina Estadual (CAME) da UEMS.

Citas

BITENCOURT, Cezar Roberto. Falência da pena de prisão: causas e alternativas. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

BRASIL. Lei nº 12.433, de 29 de junho de 2011. Altera a Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Dispõe sobre a remição de parte do tempo de execução da pena por estudo ou por trabalho. Brasília, DF: Casa Civil, 1984. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12433.htm. Acesso em: 15 abr. 2023.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Recomendação n° 44. Dispõe sobre atividades educacionais complementares para fins de remição da pena pelo estudo e estabelece critérios para a admissão pela leitura. Brasília, DF: CNJ, 2013. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/files//recomendacao/recomendacao_44_26112013_27112013160533.pdf. Acesso em: 15 abr. 2023.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Resolução nº 391 de 2021. Estabelece procedimentos e diretrizes a serem observados pelo Poder Judiciário para o reconhecimento do direito à remição de pena por meio de práticas sociais educativas em unidades de privação de liberdade. Brasília, DF: CNJ, 2021. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/atos/detalhar/3918. Acesso em: 15 abr. 2023.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez/Associados, 1982.

MATO GROSSO DO SUL. Portaria Conjunta VEP’S 01/2019. Diário de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, 16 abr. 2019. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/237473696/djms-3-judicial-1-instancia-16-04-2019-pg-192. Acesso em: 16 abr. 2023.

MIRABETE, Julio Fabbrini. Execução penal: comentários à Lei nº 7.210, de 11-7-1984. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Publicado

2024-04-10

Cómo citar

Lopes de Oliveira, K. J., Alves Carvalho, P., de Araújo Gonçalves, V. H., Andrade Dalla Costa, B. C., Tebaldi, C., & Garcia Pereira, F. (2024). Remição de pena pela leitura às pessoas em situação de privação de liberdade em Mato Grosso do Sul. BARBAQUÁ, 5(10), 18–27. https://doi.org/10.61389/bbq.v5i10.8389