Ações educativas para idosos sobre disfagia e desnutrição

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Autores

  • Jackeline do Amaral Hetzel Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Márcia Regina Martins Alvarenga Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Resumo

A disfagia é um distúrbio na deglutição que ao acometer pessoas idosas causa desnutrição, perda de peso e desidratação, pela dificuldade de consumo da quantidade adequada de nutrientes ao dia, ocasionando déficit na ingestão diária de macronutrientes. Portanto, o idoso necessita de cuidados e orientações específicas para tratar este distúrbio. Este artigo tem por objetivo relatar as ações de extensão universitária desenvolvidas com idosos sobre a importância do cuidado nutricional, disfagia e nutrição com vistas a promoção do conhecimento. Na metodologia utilizou-se aulas expositivas com ajuda de recursos visuais, rodas de conversa e a aplicação do questionário EAT-10 (Eating Assessment Tool) para identificar os riscos de disfagia e desnutrição presentes nos participantes da Universidade Aberta à Melhor Idade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. As atividades ocorreram no período de agosto de 2016 a julho de 2017, da qual participaram 20 idosos. Como resultados o EAT 10 evidenciou-se que 20,0% apresentavam algum tipo de problema na deglutição. A ação proporcionou orientações sobre os princípios da deglutição, da disfagia, da desnutrição e dos meios de prevenção e tratamento para os participantes das atividades. Concluiu-se que o desenvolvimento do tema promove o autocuidado, preenche a lacuna da falta de informação sobre o tema para este público, e evidenciou-se como a extensão auxilia na disseminação do conhecimento.

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Biografia do Autor

Jackeline do Amaral Hetzel, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pós-gra- duanda em Auditoria em Ser- viços de Saúde pela UNINTER.

Márcia Regina Martins Alvarenga, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Pós-Doutora em Ciências da Saúde (Enfermagem) pela Es- cola de Enfermagem da USP. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Professora Associada do Curso de Graduação em Enferma- gem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino em Saúde, Mestrado Profissional (PPGES) - Linha de pesquisa: Práticas Educativas em Saúde.

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Publicado

2020-12-02

Como Citar

Hetzel, J. do A., & Alvarenga, M. R. M. (2020). Ações educativas para idosos sobre disfagia e desnutrição. BARBAQUÁ, 2(4), 7–18. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/barbaqua/article/view/3789

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