Prorrogação para prazo de envio de artigos – Dossiê Currículos, Diferenças e Práticas de Resistência na Escola Pública

24/06/2022

O Conselho Editorial da Revista Brasileira de Educação Cultura e Linguagem RBECL/UEMS comunica à comunidade acadêmica que prorrogou o prazo para a submissão de artigos até o dia 01/Agosto/2022.

Dossiê: "CURRÍCULOS, DIFERENÇAS E PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA"

Em tempos de ataques constantes a educação pública e em meio a necropolíticas que buscam, incessantemente, a partir de práticas fascistas, racistas, homofóbicas, xenofóbicas, dentre tantas outras formas, discriminar, anular, invisibilizar as diferenças e os diferentes para produzir efeitos de homogeneização, este dossiê tem por objetivo principal reunir conhecimentos sobre currículos, diferenças e práticas de resistência na escola pública que possam contribuir para a multiplicação, adensamento e fortalecimento da heterogeneidade potencializando o surgimento de novas subjetividades, novos protagonismos e tantas novas maneiras de ser.
Convidamos pesquisadores e professores para somar a este número artigos acadêmicos e ensaios que analisem e reflitam, a partir de diversas perspectivas, os desafios, potencialidades, enfrentamentos e resistências no que concerne ao currículo escolar, diante das arbitrarias políticas oficiais de igualdade, de identidade e de reconhecimento das diferenças. Destacamos estudos que contemplem as diferenças étnico-raciais e de gênero, educação escolar quilombola, educação indígena, educação do campo, educação de jovens e adultos, educação especial e inclusiva, estudos feministas, estudos queer, dentre outros, na perspectiva de construção de um currículo como território de multiplicidades, de desterritorializações, de proliferação de alegrias e afetos. 

Prazo: 01 de agosto de 2022.

Os artigos deverão ser submetidos pelo sistema da Revista Brasileira de Educação Cultura e Linguagem RBECL/UEMS, de acordo com as diretrizes para os autores disponíveis nos Templates no endereço eletrônico: https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/index