Chamada pública para compor Dossiê temático: " CURRÍCULOS, DIFERENÇAS E PRÁTICAS DE RESISTÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA"

30/04/2021

Em tempos de ataques constantes a educação pública e em meio a necropolíticas que buscam, incessantemente, a partir de práticas fascistas, racistas, homofóbicas, xenofóbicas, dentre tantas outras formas, discriminar, anular, invisibilizar as diferenças e os diferentes para produzir efeitos de homogeneização, este dossiê tem por objetivo principal reunir conhecimentos sobre currículos, diferenças e práticas de resistência na escola pública que possam contribuir para a multiplicação, adensamento e fortalecimento da heterogeneidade potencializando o surgimento de novas subjetividades, novos protagonismos e tantas novas maneiras de ser.
Convidamos pesquisadores e professores para somar a este número artigos acadêmicos e ensaios que analisem e reflitam, a partir de diversas perspectivas, os desafios, potencialidades, enfrentamentos e resistências no que concerne ao currículo escolar, diante das arbitrarias políticas oficiais de igualdade, de identidade e de reconhecimento das diferenças. Destacamos estudos que contemplem as diferenças étnico-raciais e de gênero, educação escolar quilombola, educação indígena, educação do campo, educação de jovens e adultos, educação especial e inclusiva, estudos feministas, estudos queer, dentre outros, na perspectiva de construção de um currículo como território de multiplicidades, de desterritorializações, de proliferação de alegrias e afetos.
Serão selecionados entre 07 (sete) e 15 (quinze) artigos e ensaios críticos, no período de julho a fevereiro de 2022, sendo o prazo limite para envio dos textos o dia 15 de fevereiro de 2022. Os textos a serem submetidos devem estar em conformidade com todas as normas da Revista, conforme Template para “Artigos” e deverão ser submetidos ao portal eletrônico da Revista.
Link para submissão: https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/about/submissions#authorGuidelines