Anúncios

  • Chamada pública RBECL/UEMS para compor dossiê - Experiências e reflexões sobre a cooperação acadêmica transnacional

    2023-12-20

    O Conselho Editorial da Revista Brasileira de Educação Cultura e Linguagem lança nova chamada e convida para contribuir no dossiê: Experiências e reflexões sobre a cooperação acadêmica transnacional, pesquisadores e pós-graduandos de instituições de ensino superior (IES), nacionais e estrangeiras, interessados em debater os processos e as experiências de cooperação acadêmica das últimas duas décadas, período em que as universidades vêm sendo fortemente interpeladas a se inserirem no movimento de transnacionalização da educação superior.

    A crescente relevância da dimensão internacional na estruturação e avaliação das IES, expressos em diretrizes e documentos oficiais nacionais, descortina, por sua vez, alguns paradoxos inquietantes: escassez de fontes de financiamento para a internacionalização, reafirmação do modelo de cooperação hegemônico Norte-Sul, centralidade dos rankings na escolha das instituições e países vitrines para a mobilidade internacional, hegemonia da língua e dos países de língua inglesa no processo.

    Esses paradoxos inevitavelmente colocam em evidência visões em disputa sobre os processos de globalização e de cooperação acadêmica transnacionais em curso, no mais das vezes, francamente, desfavoráveis ao campo das Ciências humanas e Humanidades.

    No debate sobre cultura de cooperação acadêmica, proposto aqui, está implícita a discussão de como sedimentar conhecimento novo sobre este campo. Qual conceito de cooperação interessa difundir? como estruturar os convênios de cooperação? com qual agenda e propósitos? quais dispositivos e práticas podem ser úteis para difusão de conhecimento científico e social? qual o papel da (s) língua (s) e cultura no processo?

    Assim, espera-se receber diferentes problematizações sobre a temática, bem como exposições de experiências exitosas e dificuldades de consolidação de políticas institucionais que consolidem a cooperação transnacional entre as universidades nacionais e estrangeiras.

    Organizadores desta Chamada:

    Profa. Dra. Lucilene Soares da Costa – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) / Brasil.

    E-mail: lucilenecosta@uems.br

    Prof. Dr. José Antonio Vieira – Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)/ Brasil

    E-mail: joseantoniovieira@professor.uema.br

    Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto – Universidade de São Paulo (USP)/ Brasil

    E-mail: barzotto@usp.br

     

    A submissão dos artigos deve ser encaminhada no período de 20 de dezembro de 2023 a 15 de março de 2024 com previsão de publicação em junho de 2024, conforme as diretrizes de submissão no site da Revista:

    https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/about/submissions

     

    Conselho Editorial da RBECL - Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem

    Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

    Unidade Universitária de Campo Grande

    https://www.facebook.com/rbecluemscg

    Contato: rbecl@uems.br

    Saiba mais sobre Chamada pública RBECL/UEMS para compor dossiê - Experiências e reflexões sobre a cooperação acadêmica transnacional
  • Chamada pública para compor dossiê: Materiais Didáticos, Textos Escolares, Diversidades & Inclusão

    2022-12-19

    O Conselho Editorial da RBECL - Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, convida a comunidade acadêmica a submeter: artigos, ensaios, resenhas, traduções e outras produções nos volumes que constituirão o Dossiê: Materiais Didáticos, Textos Escolares, Diversidades & Inclusão que visa reunir textos que revelam a necessidade do desenvolvimento de reflexões epistemológicas que possam impulsionar deslocamentos e renovações no referido debate, organizado em dois volumes.

    Saiba mais sobre Chamada pública para compor dossiê: Materiais Didáticos, Textos Escolares, Diversidades & Inclusão
  • Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem lança novo volume

    2022-11-22

    Com o compromisso em promover a circulação da escrita científica, publicamos o volume Currículos, diferenças e práticas de resistência na escola pública, organizado pelas Professoras Dra. Sirley Lizott Tedescchi (UEMD) e Dra. Luciana Lopes Coelho (UFGD), a partir da aprovação do corpo de pareceristas Ad Hoc da RBECL.

    Saiba mais sobre Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem lança novo volume