FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM GÊNERO, RAÇA E ETNIA: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA

Visualizações: 413

Autores

Resumo

Esta dissertação tem o de objetivo analisar se houve transformações na comunidade escolar a partir do curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE), oferecido a professores e a professoras da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande (Reme), por meio de análise da transformação das relações, da rotina escolar e do fazer pedagógico.

Biografia do Autor

Rosana Monti Henkin, SEDHAST

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986); Especialização em Gênero e Políticas Públicas pela Universidade Católica Dom Bosco(2007) e Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2015) . Pertence ao quadro efetivo do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul - Secretaria de Estado de Direitos Humanos,Trabalho e Assistência Social, lotada na Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, coordenadora pelo Governo de MS da Casa da Mulher Brasileira.. Desenvolve atividades de formação e capacitação em gênero para servidores públicos, profissionais da educação e movimentos sociais. Realiza consultoria em Gênero e atua como instrutora da disciplina de gênero na Fundação Escola de Governo de MS. É colaboradora da CONTAG.

Orientadora - Bartolina Ramalho Catanante, UEMS

Pós Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2017). Doutora (2008) e mestre (1999) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Possui graduação em Pedagogia (1989) e Especialização em História da América Latina (1994), pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS. Atualmente é professora Sênior da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS atuando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Curso Mestrado Profissional em Educação. Tem experiência em gestão educacional e formação de professores. Desenvolve pesquisa na área de Educação, com ênfase em Política educacional, Planejamento e Gestão da Educação Básica, formação de professores, especialmente para a educação das relações étnico - raciais. Atua principalmente nos temas: Gestão, Política Pública e Planejamento Educacional e formação de professores para a as relações étnico-raciais. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e Planejamento Educacional,História e Formação de Professores para a educação das Relações Étnico-Raciais, GEPPEHER/UEMS. Presidenta do Grupo TEZ - Trabalho, Estudos Zumbi. Ganhadora estadual do Prêmio Betinho - Atitude Cidadã do ano de 2012; Prêmio Medalha Zumbi dos Palmares no ano de 2013; Comenda do Mérito Legislativo pela Câmara Municipal de Campo Grande, 2018; Homenagem Aleixo Paraguassu pela Subsecretaria de Direitos Humanaos - SEGOV Campo Grande, 2018;Premio Direitos Humanos 2019, SEDHU SEGOV Campo Grande, MS.

Downloads

Publicado

2021-06-02

Como Citar

Henkin, R. M., & Catanante, O. .-. B. R. (2021). FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) EM GÊNERO, RAÇA E ETNIA: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(9). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6243

Edição

Seção

Resumos de Dissertações do Mestrado Prof. em Ed. - PROFEDUC/UEMS (2015-2017)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)