A COOPERAÇÃO ACADÊMICA ENTRE ANGOLA E BRASIL A PARTIR DA FALA DE SEUS ATORES
Visualizações: 35DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v10i16.8550Palavras-chave:
Cooperação acadêmica, Educação, Angola, BrasilResumo
Neste artigo, temos por objetivo discutir um caso de internacionalização no Eixo Sul-Sul. A partir da participação na Cooperação Bilateral entre Brasil e Bulgária (2010 - 2020), formulamos a hipótese de que junto às questões oficiais desse tipo de trabalho, há um elemento oficioso pouco abordado, o fascínio pelo Eixo Norte. Tendo em vista a exemplaridade do caso, o argumento será desenvolvido por meio de metodologia qualitativa, apoiada em documentos e referências bibliográficas concernentes ao tema. Chegamos à conclusão de que embora essa hipótese possa ser confirmada tanto no que diz respeito ao trabalho já realizado quanto em relação às orientações para trabalhos futuros, o cenário está mudando. As parcerias Sul-Sul podem tornar o Norte um destino e referência possível dentre outras. No mais, o presente trabalho funciona como um registro e incentivo para publicações que gerem conhecimento sobre iniciativas semelhante visto a necessidade de reunir, aferir e sistematizar dados sobre a internacionalização no Brasil.
Referências
ALTBACH, Philip. Global perspectives on higher education. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2016.
ANDRÉ, Marli. Texto, contexto e significados: algumas questões na análise de dados de pesquisa qualitativa. In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo, [s.v.], n. 45, p. 66-71, maio 1983.
ANGOLA. Ministério do Planejamento. Angola 2025. Angola um país com futuro: sustentabilidade, equidade, modernidade. Vol. II. Luanda: Ministério do Planejamento, 2007. Disponível em: https://www.angonet.org/dw/sites/default/files/online_lib_files/angola_plan_2000-2025.pdf. Acesso em: 2 fev. 2022.
ANGOLA. Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação. Lista actualizada de Instituições públicas e prIvadas de Angola. Luanda, Dez. 2022. Disponível em: https://mescti.gov.ao/ao/documentos/lista-actualizada-das-ies-publicas-e-privadas-angolanas-dezembro-2022/
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. Luís Antero Reto. São Paulo: Almedina Brasil, 2016.
CARVALHO, Paulo. Evolução e crescimento do ensino superior em Angola. In: Revista Angolana de Sociologia, [s.v.], n. 09, p. 51-68, junho de 2012. Disponível em: http://journals.openedition.org/ras/422. Acesso em: 21 set. 2021.
COSTA, Lucilene; BARZOTTO, Valdir. A internacionalização acadêmica entre Angola e Brasil. In: BARZOTTO, Valdir et al. Quando a pesquisa conta. São Paulo: FEUSP, 2022.
CORREIA FILHO, João Manuel et al. Os desafios dos docentes estrangeiros perante os constrangimentos atuais no ensino superior em Angola. In: Revista Educación, Política y Sociedad, vol. 6, n. 2, p. 228-245, 2021.
CORTESÃO, Luiza; STOER, Stephen. Cartografando a transnacionalização do campo educativo: o caso português. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Editora Cortez, 2005. p. 377-416.
DIÁRIO DA REPÚBLICA. Decreto nº 5, de 07/04/2009. Cria as regiões académicas que delimitam o âmbito territorial de atuação e expansão das instituições de ensino superior. Angola, Iª série, nº 64, p. 1707-1708.
LIBERATO, Ermelinda. Reformar a reforma: Percurso do ensino superior em Angola. In: Revista Transversos, Rio de Janeiro, [s.v.], n. 15, p. 63-84, 2019.
MOROSINI, Marília. O estado do conhecimento sobre a internacionalização do ensino superior: conceitos e práticas. In: Revista Educar, Curitiba, [s.v.], n. 28, p. 107-128, 2006.
PARIZOT, Isabelle. A pesquisa por questionário. In: PAUGAN, Serge (Org.). A pesquisa sociológica. Trad. Francisco Morás. Petrópolis: Vozes, 2015. p. 85-101.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Os processos da globalização. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2005. p. 25-102.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2020.
SARAIVA, José Flávio. A África no século XXI: um ensaio acadêmico. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2015.
SENA, Isael; PEREIRA, Marcelo; GOMES, Maria de Fátima. A cooperação Brasil e Angola por meio da pesquisa em educação. In: Revista Contemporânea de Educação, vol. 14, n. 29, p. 175-192, 2019.
ZAU, Filipe. Angola: trilhos para o desenvolvimento. Lisboa: Universidade Aberta, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).