Políticas Educacionais para Surdos: O olhar na Educação Inclusiva versus Educação Bilíngue?

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Autores

Palavras-chave:

Aluno Surdo, Bilíngue, Inclusão, Libras.

Resumo

O artigo aborda a inclusão do aluno surdo no ambiente escolar, preocupando-se com todas as grandezas do ser humano e as aprendizagens dos alunos surdos; além disso, esta pesquisa propõe um olhar sobre a educação bilíngue versus educação inclusiva. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico e, para fundamentar o artigo foram considerados os trabalhos de Sacks (1998), Fernandes (2003), Skliar (1997), Quadros (2006), entre outros. Entende-se com esta pesquisa as possibilidades e dificuldades encontradas para a inserção do aluno surdo no ambiente escolar, bem como os desafios pelos quais passam profissionais, intérpretes e professores ao lidarem com esses alunos “diferentes”, por terem a fluência da língua brasileira de sinais (Libras) para comunicarem-se.

Biografia do Autor

Geisielen Santana Valsechi, Professora de Libras no Colégio de Aplicação/UFSC Doutoranda em Educação do PPGE/UDESC

Disciplina Libras - Colégio de Aplicação/UFSC

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

Valsechi, G. S. (2020). Políticas Educacionais para Surdos: O olhar na Educação Inclusiva versus Educação Bilíngue?. RELLÍS - Revista De Estudos De Libras E Línguas De Sinais - ISSN 2763-5082, 1(1). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/estudosdelibras/article/view/3853