Estratégias metodológicas para o ensino de Libras como segunda língua para uma estudante Cega
Visualizações: 719Palavras-chave:
Libras, Cegos, Metodologias, Acessibilidade.Resumo
Neste artigo, fruto dos estágios supervisionados da graduação em Letras Libras da Universidade Federal do Ceará realizados em um curso básico de Libras na universidade, por uma abordagem qualitativa é apresentado sobre os processos de: planejamento, ensino, aprendizado da Libras e criação de recursos didáticos para uma aluna Cega. Durante a seleção dos conteúdos para o curso, buscamos oportunizar conversações básicas, seguindo uma abordagem comunicativa, e conhecimentos sobre a Cultura Surda. Através de questionários sondamos os interesses e necessidades dos alunos o que possibilitou melhor planejamento para o curso. No transcurso, as aulas e os recursos foram adaptados para melhorar o processo de ensino e aprendizagem à aluna Cega, alunos videntes ouvintes e professoras ouvintes e Surda. Como resultado, ficou claro a(s): importância da formação continuada em Libras aos universitários; relevância de tornar cada vez mais acessível a disciplina de Libras ofertadas na universidade; necessidade dos cursos de formação de professores de Libras possibilitarem a criticidade em relação ao ensino da Libras para alunos com diferentes especificidades; estratégias à dinamicidade inclusiva, priorizando a Libras como língua de interação. Refletimos sobre o processo de ensino aprendizagem entre Surdos e Cegos comprovando o valor da comunicação independente das supostas barreiras.