Estratégias metodológicas para o ensino de Libras como segunda língua para uma estudante Cega

Visualizações: 661

Autores

  • Gracy Kelly Amaral Barros Universidade Federal do Ceará
  • Derijane Lima Barbosa Mota Universidade Federal do Ceará.
  • Ligiane de Castro Lopes Universidade Federal do Ceará
  • Marina Figueiredo de Souza Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Libras, Cegos, Metodologias, Acessibilidade.

Resumo

Neste artigo, fruto dos estágios supervisionados da graduação em Letras Libras da Universidade Federal do Ceará realizados em um curso básico de Libras na universidade, por uma abordagem qualitativa é apresentado sobre os processos de: planejamento, ensino, aprendizado da Libras e criação de recursos didáticos para uma aluna Cega. Durante a seleção dos conteúdos para o curso, buscamos oportunizar conversações básicas, seguindo uma abordagem comunicativa, e conhecimentos sobre a Cultura Surda. Através de questionários sondamos os interesses e necessidades dos alunos o que possibilitou melhor planejamento para o curso. No transcurso, as aulas e os recursos foram adaptados para melhorar o processo de ensino e aprendizagem à aluna Cega, alunos videntes ouvintes e professoras ouvintes e Surda. Como resultado, ficou claro a(s): importância da formação continuada em Libras aos universitários; relevância de tornar cada vez mais acessível a disciplina de Libras ofertadas na universidade; necessidade dos cursos de formação de professores de Libras possibilitarem a criticidade em relação ao ensino da Libras para alunos com diferentes especificidades; estratégias à dinamicidade inclusiva, priorizando a Libras como língua de interação. Refletimos sobre o processo de ensino aprendizagem entre Surdos e Cegos comprovando o valor da comunicação independente das supostas barreiras. 

Biografia do Autor

Gracy Kelly Amaral Barros, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Letras Libras pela Universidade Federal do Ceará. Área de pesquisa: Educação de Surdos, Línguística, Tecnologia. Atuou como monitora do Orograma de Inciação à Docência nos eixos Fundamentos da Educação de Surdos e Estudos Linguísticos da Libras. Atualmente, atua como professora particular de Libras.

Derijane Lima Barbosa Mota, Universidade Federal do Ceará.

Licenciada em Letras Libras. Atuou como bolsista do Programa de Iniciação à Docência no eixo Fundamentos da Educação de Surdos.

Ligiane de Castro Lopes, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2003), mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal do Ceará, no curso de Licenciatura em Letras Língua Brasileira de Sinais, no setor de estudos Fundamentos da Educação de Surdos. Áreas de interesse:Educação bilíngue para surdos, Didática e educação de surdos, Estágio Curricular, Formação de professores.

Marina Figueiredo de Souza, Universidade Federal do Ceará

Licenciada em Letras Libras. Atuou como bolsista de extensão sobre Alfabetização e Ensino de Português para Crianças Surdas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Instrutora em Libras, formada pela Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Nogueira. Atuou como professora de Libras no Espaço Infantil Aquarela. Certificada pelo Prolibras.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

Barros, G. K. A., Mota, D. L. B., Lopes, L. de C., & Souza, M. F. de. (2020). Estratégias metodológicas para o ensino de Libras como segunda língua para uma estudante Cega. RELLÍS - Revista De Estudos De Libras E Línguas De Sinais - ISSN 2763-5082, 1(1). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/estudosdelibras/article/view/3869