Vivências e práticas em libras nos espaços de educação formal e não-formal: “nada sobre nós, sem nós”

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Autores

Palavras-chave:

Educação-Formal, Educação Não-Formal, Surdos, Libras.

Resumo

Ao considerar o lema “Nada Sobre Nós, Sem Nós”, surgiu a questão que mobilizou a presente pesquisa e as ações de intervenção promotoras do conhecimento da Cultura, Identidade e Língua dos Surdos, por estudantes e docentes ouvintes da Educação Básica.  Na centralidade desse trabalho tem-se, portanto, a busca por compreender como as interações funcionais entre a educação formal e não formal podem favorecer vivências e práticas em libras nas escolas em que não há alunos surdos incluídos. A pesquisa qualitativa tomou como aporte teórico autores que trabalham um dos temas da seguinte tríade: Educação Formal e a Educação Não Formal; Barreiras Atitudinais e Comunicacionais; Língua Brasileira de Sinais, Identidade e Cultura Surda. À luz desses constructos teóricos, duas intervenções pedagógicas foram realizadas, numa dinâmica interinstitucional. Com base no aporte teórico e na interação funcional entre educação formal e não formal, nas vivências e práticas em libras, o estudo conclui que se esse percurso valoriza os alunos e docentes ouvintes, valoriza ainda mais os alunos surdos, porque os traz para um lugar de respeito, valorização e empoderamento. Este trabalho pretende chamar atenção para a necessidade de ações que tragam ao surdo uma formação que contemple as acessibilidades, principalmente a atitudinal e a comunicacional, e a valorização da atuação da comunidade surda numa educação em que as artes, a língua, as interações, os saberes do surdo tenha valor aquilatado pelos pares.

Biografia do Autor

Fabiana Tavares Santos, secretaria de educação do estado de PE - REEM GUIOMAR KRAUSE GONÇALVES

Mestre em Educação Inclusiva. Especialista em LIBRAS. Letrologa. Nutricionista. Acupunturista. Graduanda em Letras-Libras. Docente do Atendimento Educacional Especializado na Escola de Referencia em Ensino Médio Guiomar Krause Gonçalves ( Secretaria de Educação do estado de PE).

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

Santos, F. T. (2020). Vivências e práticas em libras nos espaços de educação formal e não-formal: “nada sobre nós, sem nós”. RELLÍS - Revista De Estudos De Libras E Línguas De Sinais - ISSN 2763-5082, 1(1). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/estudosdelibras/article/view/4055