ANÁLISE DISCURSIVA DO DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO ILUSTRADO TRILINGUE DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA

Visualizações: 457

Autores

  • Dionatan Colella Zolet Universidade Estadual do Centro-Oeste, graduação em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa.
  • Maria Cláudia Teixeira Docente da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Palavras-chave:

Dicionário Trilíngue, Motociclista, Sujeito, Língua.

Resumo

Este artigo toma como corpus de estudo o Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue – Língua de Sinais Brasileira (Libras), e busca compreender de que modo a relação entre as línguas portuguesa, inglesa e libras é posta e significada neste dicionário. Analisamos o prefácio com o objetivo de verificar como são significados os sujeitos e a língua. Recortamos, para melhor compreensão da relação entre as línguas e os efeitos de sentido produzidos para e pelo dicionário, o verbete “motociclista”, considerando que ele pode deslizar para diferentes efeitos de sentidos. Para alcançar os objetivos propostos nos inscrevemos teoricamente na Análise de Discurso pecheauxtiana, tomando como referência os trabalhos desenvolvidos por Eni P. Orlandi e outros estudiosos filiados aos estudos discursivos dessa linha. A partir dessa inscrição tomamos o dicionário como objeto discursivo que produz diferentes efeitos de sentido, o que coloca em suspenso o imaginário social de dicionário como instrumento de estabilização da língua. 

Biografia do Autor

Dionatan Colella Zolet, Universidade Estadual do Centro-Oeste, graduação em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa.

Graduado no Curso de Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO.

Maria Cláudia Teixeira, Docente da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Mestre em Letras pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO; Doutorando do Programa de Pós Graduação em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Referências

AUROUX, Sylvian. A revolução tecnológica da gramatização. Trad. Eni P. Orlandi. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 1992.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de abril de 2002. BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 de abril de 2002.

CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua Brasileira de Sinais. Volume I: Sinais de A a L e volume II: Sinais de M a Z. 1 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP), 2008.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 5 ed. Campinas: Pontes, 2015.

ORLANDI, Eni P. Lexicografia Discursiva. In: ORLANDI, E. Língua e conhecimento linguístico: para uma história das ideias no Brasil. 101-119. São Paulo: Cortez, 2002, 101-119.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

Zolet, D. C., & Teixeira, M. C. (2020). ANÁLISE DISCURSIVA DO DICIONÁRIO ENCICLOPÉDICO ILUSTRADO TRILINGUE DA LÍNGUA DE SINAIS BRASILEIRA. RELLÍS - Revista De Estudos De Libras E Línguas De Sinais - ISSN 2763-5082, 1(1). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/estudosdelibras/article/view/4774