A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS SURDOS QUE MINISTRAM CURSOS DE LIBRAS PARA OUVINTES

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Autores

  • Helga Silva Pereira Rosa Câmara Municipal de Vereadores de Campo Grande
  • Adriano de Oliveira Gianotto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Professor Surdo, Instrutor Surdo, Curso de Libras, Estudante Ouvinte, Bilinguismo

Resumo

Historicamente, os surdos sempre foram oprimidos por não terem a linguagem oral e a língua de sinais não tinha o status de língua, sendo considerada apenas mímica gestual. Com o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais pela Lei nº 10.436/02 e sua regulamentação pelo Decreto 5.626/05, sendo estes documentos significativos no que se refere às pessoas surdas, aparece significativo destaque também o ensino da LIBRAS, pois ocasionou aumento de cursos, da demanda de profissionais capacitados, de produção de material didático e a crescente procura para os cursos de formação de tradutores e intérpretes da LIBRAS.Com esta pesquisa buscar-se-á contribuir com informações a respeito da formação do professor surdo que ministra aula de libras como segunda língua para a comunidade ouvinte, verificando como tem se dado este processo educacional no estado de Mato Grosso do Sul.

Biografia do Autor

Adriano de Oliveira Gianotto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Magistério Superior pela Faculdade  de Educação - FAED/UFMS

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

Rosa, H. S. P., & Gianotto, A. de O. (2020). A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS SURDOS QUE MINISTRAM CURSOS DE LIBRAS PARA OUVINTES. RELLÍS - Revista De Estudos De Libras E Línguas De Sinais - ISSN 2763-5082, 1(1). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/estudosdelibras/article/view/5071