A produção do conhecimento sobre metodologia de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos no Ensino Regular

Visualizações: 527

Autores

  • karine albuquerque de Negreiros Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Alexandra Ayach Anache UFMS

Palavras-chave:

Português para surdos, ensino regular, metodologia, pesquisas

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo quantitativo descritivo das pesquisas realizadas no Brasil no período de 2012 a 2016, com a busca realizada nos resumos de teses e dissertações disponíveis no Banco de Teses da Capes, para tanto, se elegeu-se os descritores: Língua Portuguesa para surdo, ensino regular, metodologia e Português para surdos. A fim de analisar o corpus encontrado, foram definidas as seguintes categorias:  produções por ano, produções acadêmicas por universidades, áreas de concentração por ano, referenciais teóricos relacionados à surdez e quantidades de citações por ano. Destaca-se que, no período de cinco anos, foram defendidos 149 trabalhos, dentre os quais 141 dissertações de mestrado, 4 teses de doutorado e 4 mestrados profissionais. A Universidade Federal de Santa Catarina foi o local em que foram realizadas 23 pesquisas no período, onde a área da Letras concentrou o maior número de trabalhos, totalizando 113, e a Língua Portuguesa para surdos e bilinguismo apresentam-se como temáticas recorrentes com 33 trabalhos defendidos. Os autores mais citados nos trabalhos são Skiliar, Quadros, Vygotsky e Bakhtin. De modo geral, os resumos apresentam limitações para a análise, o que impõe uma defesa quanto à qualidade dos resumos das pesquisas que constam neste banco de dados.

Biografia do Autor

karine albuquerque de Negreiros, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS. Colaboradora do Programa de Pós-Gradu­ação em Estudos de Linguagens - UFMS. Tradutora/intérprete de Libras. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS , Pós-Graduada lato sensu em Libras e Graduada em Normal Superior pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

E-mail: karinea1987@hotmail.com

Alexandra Ayach Anache, UFMS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997). Pós Doutorado em Educação na 219 Universidade de Brasília, com ênfase em educação especial. É professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da UFMS e Presidente atual da Associação Brasileira de Psico¬logia Escolar e Educacional (Gestão 2018 a 2020).  E-mail: alexandra.anache@gmail.com

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS e dá outras providencias. Diário O ficial da União, Brasília, DF, 25 abr. 2002. Disponível em: . Acesso em: 11/12/2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Decreto no 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002. Diário O cial da União, Brasília, DF, 23 dez. 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov. br/ ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm>. Acesso em: 10/12/2017.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Serviços: Banco de teses. 2005. Disponível em: <http://servicos.capes.gov.br/capesdw/>. Acesso em: dezembro/2017.

CARVALHO, C. L. Primeira exposição pedagogica do Rio de Janeiro: Relatório. Rio de janeiro: Typographia Nacional, 1884.

FELIPE. T. De Flausino ao Grupo de Pesquisa da FENEIS – RJ. Anais do V Seminário Nacional do INES. Rio de Janeiro: INES, 2008.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.

GOLDFELD, M. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sócio interacionista. Ed. Plexus, São Paulo, 1997, 176p.

GUERRA, G.R. A escolarização do aluno surdo: estudo comparativo entre alunos do ensino regular e ensino especial. 2005. Dissertação (Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana). Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2005.

MACIEL, L. S. B, VIEIRA, R. de A. Fonte investigadora em Educação: registros do banco de teses da CAPES. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v33n2/a12v33n2. pdf>. Acesso em: 11/12/2017.

MAZZOTTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil: história e políticas. São Paulo:

Cortez, 2001.

ROCHA, S. O INES e a educação de surdos no Brasil: aspectos da trajetória do Instituto Nacional de Educação de Surdos em seu percurso de 150 anos. Rio de Janeiro: INES, 2007.

SCHELBAUER, A. R. Fonte para o estudo da história da educação brasileira: o congresso da instrução do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.sbhe.org.br/novo/ congressos/cbhe1/anais/022_analete_regina.pdf>. Acesso em: 07/12/ 2017.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SKLIAR, C. (Org.) Atualidades na educação bilíngue para Surdos. Porto Alegre: Mediação, 1999, v.2.

Downloads

Publicado

2020-12-28

Como Citar

de Negreiros, karine albuquerque, & Anache, A. A. (2020). A produção do conhecimento sobre metodologia de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos no Ensino Regular. RELLÍS - Revista De Estudos De Libras E Línguas De Sinais - ISSN 2763-5082, 1(1). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/estudosdelibras/article/view/5113