O ESTUDO DO C.C.S.: ESTRUTURANDO SENTIDOS ENTRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS

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Autores

  • Juliano Ferreira FENEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de São Paulo
  • Patricia Cardoso Oliveira FENEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de São Paulo

Palavras-chave:

Processo tradutório interpretativo, Teoria Interpretativa, Estudo do C.C.S.

Resumo

Considerando a relevância da identificação de sentido equivalente entre duas línguas no processo tradutório interpretativo, nota-se a importância dos princípios que versam sobre a desverbalização, como uma estrutura chave para uma transposição eficaz, agrupados a outros estudos que apresentam eixos como a percepção e a reverbalização (Lima e Neves, 2012), que colaboram para uma disposição se valendo do real sentido dos termos inseridos em determinados contextos, estes estudos compreendem, como plano de fundo as ideias apresentadas na Teoria Interpretativa da Tradução (Théorie du Sens) dissertada por Danica Seleskovitch. Contudo, há ausência de preceitos práticos na execução desses princípios, que geram a necessidade de definir termos dúbios dentro do contexto, identificando conceitos por de trás da expressão, fazendo equivalências entre os significados contidos em termos polissêmicos e o contexto em que o mesmo está inserido, a fim de combinar com a melhor variante ao sentido da mensagem apresentada, o que em suma, motivou a concepção do estudo do contexto, conceito e sentido (Estudo do CCS), foco dissertativo deste artigo.

Biografia do Autor

Juliano Ferreira, FENEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de São Paulo

Mestrado na área na Educação Especial. especialista em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em Libras licenciatura Plena em Pedagogia, pesquisador na área de tradução e interpretação. proficiência em Tradução/Intérprete de Libras (PROLIBRAS), pedagogo da Educação inclusiva do Instituto Jô Clemente e Instrutor de Tradução e Interpretação pela FENEIS de São Paulo – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.

Patricia Cardoso Oliveira, FENEIS - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de São Paulo

Especialista em Língua Brasileira de Sinais, graduação em Comunicação social, Proficiência em Tradução/Intérprete de Libras/Português (PROLIBRAS) – realizado pelo MEC – Secretaria de Educação Especial, tradutora e Intérprete de Libras pelo Instituto Federal de São Paulo e Instrutora de Tradução e Interpretação pela FENEIS de São Paulo – Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, idealizadora e responsável pelo projeto Estudo do CCS.

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Publicado

2020-12-28

Como Citar

Ferreira, J., & Oliveira, P. C. (2020). O ESTUDO DO C.C.S.: ESTRUTURANDO SENTIDOS ENTRE A LÍNGUA PORTUGUESA E A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. RELLÍS - Revista De Estudos De Libras E Línguas De Sinais - ISSN 2763-5082, 1(1). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/estudosdelibras/article/view/5469