A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS SURDOS QUE MINISTRAM CURSOS DE LIBRAS PARA OUVINTES

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Autores/as

  • Helga Silva Pereira Rosa Câmara Municipal de Vereadores de Campo Grande
  • Adriano de Oliveira Gianotto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palabras clave:

Professor Surdo, Instrutor Surdo, Curso de Libras, Estudante Ouvinte, Bilinguismo

Resumen

Historicamente, os surdos sempre foram oprimidos por não terem a linguagem oral e a língua de sinais não tinha o status de língua, sendo considerada apenas mímica gestual. Com o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais pela Lei nº 10.436/02 e sua regulamentação pelo Decreto 5.626/05, sendo estes documentos significativos no que se refere às pessoas surdas, aparece significativo destaque também o ensino da LIBRAS, pois ocasionou aumento de cursos, da demanda de profissionais capacitados, de produção de material didático e a crescente procura para os cursos de formação de tradutores e intérpretes da LIBRAS.Com esta pesquisa buscar-se-á contribuir com informações a respeito da formação do professor surdo que ministra aula de libras como segunda língua para a comunidade ouvinte, verificando como tem se dado este processo educacional no estado de Mato Grosso do Sul.

Biografía del autor/a

Adriano de Oliveira Gianotto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor do Magistério Superior pela Faculdade  de Educação - FAED/UFMS

Citas

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Publicado

2020-12-28

Cómo citar

Rosa, H. S. P., & Gianotto, A. de O. (2020). A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS SURDOS QUE MINISTRAM CURSOS DE LIBRAS PARA OUVINTES. RELLÍS - Revista De Estudos De Libras E Línguas De Sinais - ISSN 2763-5082, 1(1). Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/estudosdelibras/article/view/5071