A produção do conhecimento sobre metodologia de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos no Ensino Regular

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Autores/as

  • karine albuquerque de Negreiros Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Alexandra Ayach Anache UFMS

Palabras clave:

Português para surdos, ensino regular, metodologia, pesquisas

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de um estudo quantitativo descritivo das pesquisas realizadas no Brasil no período de 2012 a 2016, com a busca realizada nos resumos de teses e dissertações disponíveis no Banco de Teses da Capes, para tanto, se elegeu-se os descritores: Língua Portuguesa para surdo, ensino regular, metodologia e Português para surdos. A fim de analisar o corpus encontrado, foram definidas as seguintes categorias:  produções por ano, produções acadêmicas por universidades, áreas de concentração por ano, referenciais teóricos relacionados à surdez e quantidades de citações por ano. Destaca-se que, no período de cinco anos, foram defendidos 149 trabalhos, dentre os quais 141 dissertações de mestrado, 4 teses de doutorado e 4 mestrados profissionais. A Universidade Federal de Santa Catarina foi o local em que foram realizadas 23 pesquisas no período, onde a área da Letras concentrou o maior número de trabalhos, totalizando 113, e a Língua Portuguesa para surdos e bilinguismo apresentam-se como temáticas recorrentes com 33 trabalhos defendidos. Os autores mais citados nos trabalhos são Skiliar, Quadros, Vygotsky e Bakhtin. De modo geral, os resumos apresentam limitações para a análise, o que impõe uma defesa quanto à qualidade dos resumos das pesquisas que constam neste banco de dados.

Biografía del autor/a

karine albuquerque de Negreiros, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS. Colaboradora do Programa de Pós-Gradu­ação em Estudos de Linguagens - UFMS. Tradutora/intérprete de Libras. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS , Pós-Graduada lato sensu em Libras e Graduada em Normal Superior pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.

E-mail: karinea1987@hotmail.com

Alexandra Ayach Anache, UFMS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco, Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997). Pós Doutorado em Educação na 219 Universidade de Brasília, com ênfase em educação especial. É professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da UFMS e Presidente atual da Associação Brasileira de Psico¬logia Escolar e Educacional (Gestão 2018 a 2020).  E-mail: alexandra.anache@gmail.com

Citas

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Publicado

2020-12-28

Cómo citar

de Negreiros, karine albuquerque, & Anache, A. A. (2020). A produção do conhecimento sobre metodologia de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos no Ensino Regular. RELLÍS - Revista De Estudos De Libras E Línguas De Sinais - ISSN 2763-5082, 1(1). Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/estudosdelibras/article/view/5113