A produção do conhecimento sobre metodologia de ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos no Ensino Regular
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Português para surdos, ensino regular, metodologia, pesquisasResumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo quantitativo descritivo das pesquisas realizadas no Brasil no período de 2012 a 2016, com a busca realizada nos resumos de teses e dissertações disponíveis no Banco de Teses da Capes, para tanto, se elegeu-se os descritores: Língua Portuguesa para surdo, ensino regular, metodologia e Português para surdos. A fim de analisar o corpus encontrado, foram definidas as seguintes categorias: produções por ano, produções acadêmicas por universidades, áreas de concentração por ano, referenciais teóricos relacionados à surdez e quantidades de citações por ano. Destaca-se que, no período de cinco anos, foram defendidos 149 trabalhos, dentre os quais 141 dissertações de mestrado, 4 teses de doutorado e 4 mestrados profissionais. A Universidade Federal de Santa Catarina foi o local em que foram realizadas 23 pesquisas no período, onde a área da Letras concentrou o maior número de trabalhos, totalizando 113, e a Língua Portuguesa para surdos e bilinguismo apresentam-se como temáticas recorrentes com 33 trabalhos defendidos. Os autores mais citados nos trabalhos são Skiliar, Quadros, Vygotsky e Bakhtin. De modo geral, os resumos apresentam limitações para a análise, o que impõe uma defesa quanto à qualidade dos resumos das pesquisas que constam neste banco de dados.
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