A (des)legitimação do paradigma monolíngue em enunciados des/reterritorializados

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Autores

  • Alinee Silva dos Santos e Fernando Zolin-Vesz Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Resumo

Este artigo analisa dois anúncios publicados na página da rede social de um restaurante, que propõe oferecer comida traduzida como mexicana, na cidade de Cuiabá. O intuito é discutir como, a um só tempo, esses anúncios deslegitimam e reafirmam valores de verdade em relação ao paradigma monolíngue. Como referencial teórico, apresenta-se o conceito de enunciado des/reterritorializado (ZOLIN-VESZ, 2016) relacionado aos pilares do paradigma monolíngue e seus efeitos para as práticas linguísticas (MIGNOLO, 2003; FIGUEIREDO, 2011; CANAGARAJAH, 2013; BAUMAN, 2016; 2017). Os resultados sugerem que, ao mesmo tempo em que os anúncios parecem desestabilizar valores de verdade atrelados à orientação monolíngue, apontam para a conservação da equivalência “natural” entre língua e território.

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

Fernando Zolin-Vesz, A. S. dos S. e. (2020). A (des)legitimação do paradigma monolíngue em enunciados des/reterritorializados. REVISTA ESTUDOS EM LETRAS, 1(1), 115–129. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/estudosletras/article/view/5198

Edição

Seção

Artigos