Os espaços escolares para a formação leitora

Autores

  • Poliana Bernabé Leonardeli Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)
  • Lorrayne Lucas dos Santos dos Santos Alvarenga Faculdade de Ensino Superior de Linhares
  • Maria Eduarda Rocha da Silva Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Resumo

A presente pesquisa traz o tema “Os espaços escolares para a formação leitora” relacionando-o ao desafios que os docentes de diferentes redes encontram em relação ao estímulo da leitura.  Seu objetivo geral é apresentar e analisar por meio de pesquisa no PDI das instituições e por meio de entrevista com docentes a situação dos espaços escolares de leitura em uma instituição pública e outra privada na cidade de Linhares- ES. O método utilizado para coleta de dados foi aplicação de uma entrevista realizada com docentes de uma instituição pública e outra privada com intuito de comparar quais as dificuldades encontradas no que diz respeito aos espaços de leitura em ambas as instituições. Ao final da pesquisa foi constatado que os desafios que atrapalham os professores no processo de estímulo a formação leitora são a carência de recursos em acervos e problemas relacionados a organização e aos espaços físicos da biblioteca, problema que se agrava na escola pública.

 

Biografia do Autor

Poliana Bernabé Leonardeli, Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli)

Possui graduação em Letras - Inglês  e Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Atualmente é professor titular na Faculdades Integradas de Linhares (Faceli), atuando nos cursos de Pedagogia e Administração nas ementas de Literatura infantojuvenil, Fundamentos teóricos e metodológicos da Língua Portuguesa e Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa

Lorrayne Lucas dos Santos dos Santos Alvarenga, Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Graduanda do Curso de Pedagogia

Maria Eduarda Rocha da Silva, Faculdade de Ensino Superior de Linhares

Graduanda de Pedagogia

Referências

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil - gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

BAMBERGER, R. Como incentivar o hábito de leitura. 5 ed. São Paulo: Ática, 1991.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

CÔRTE, A. R; BANDEIRA, S. P. Biblioteca Escolar. Brasília: Editora Briquet de Lemos, 2011.

FORNEIRO, L. I. A organização dos espaços na educação infantil. In: ZABALZA, M. A. (Org.). Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.

GONZAGA, M. M. Biblioteca escolar e o projeto político-pedagógico: um estudo de caso. Presidente Prudente, 2017. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/150624/gonzaga_mm_me_prud.pdf?sequence=3&isAllowed=y Acesso em: 12 mai. 2020.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, M. H. O que é leitura. 7. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982.

PAIS, M. P. M. B. C. A escola e os ambientes de leitura: concepção, percepção, motivação e emoção no contexto físico da aula e da biblioteca escolar. 2011. 281 f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) - Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, 2011. Disponível em:< https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/8829>. Acesso em: 19 fev. 2020.

PIERUCCINI, I. Muitos lugares para ler. In: AIDAR, F. (Org.). Abrelê. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011.

RIZZO, G. Alfabetização Natural. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 2005.

SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SILVA, B S. MARTINS J. S. MAXIMIANO, L X.S. A importância da leitura: O processo de ensino e aprendizagem da leitura no 2º ano do ensino fundamental. Lins, 2013.

Downloads

Publicado

07/03/2021

Como Citar

Leonardeli, P. B., dos Santos Alvarenga, L. L. dos S., & da Silva, M. E. R. (2021). Os espaços escolares para a formação leitora. REVISTA ESTUDOS EM LETRAS, 2(1), 213–227. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/estudosletras/article/view/5204

Edição

Seção

Artigos