A expressão do medo na adaptação cinematográfica do conto O Chamado de Cthulhu, de H. P. Lovecraft

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https://doi.org/10.61389/rel.v2i1.5733

Resumo

Aclamado como um dos mais importantes escritores de horror da história, é possível ver, em todo o cinema do gênero, influências do trabalho de H.P. Lovecraft. No entanto, é comum se deparar com afirmações de que seu trabalho seja inadaptável, sendo adaptações diretas de sua obra relegadas a filmes independentes ou de baixo orçamento, depreciando a qualidade estética das produções. Tomando como ponto de partida a correlação entre literatura e cinema, o objetivo deste trabalho é analisar dois frames do filme independente de 2005 O Chamado de Cthulhu, adaptação homônima do conto mais popular do autor, buscando observar como se deu a correspondência entre a palavra e a imagem em movimento no tocante ao tema do medo e se é possível confirmar a inadaptabilidade da obra lovecraftiana. É preciso demonstrar que literatura e cinema são linguagens distintas e, no que diz respeito à cinematografia da literatura, não significa que o valor da palavra escrita seja maior que o da imagem em movimento, mas pontuar que essa produção “incapaz” é o resultado de um projeto do diretor

Biografia do Autor

Weslley Ferreira Araujo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2021).

Tiago Marques Luiz, UNIASSELVI/CLARETIANO

Possui graduação em Letras Licenciatura/Habilitação Português/Inglês pela Universidade Federal da Grande Dourados (2009), especialização em Tradução de Inglês pela Universidade Gama Filho (2011), Mestrado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (2019). Possui graduação em Letras Licenciatura/Habilitação Português/Inglês pela Universidade Federal da Grande Dourados (2009), especialização em Tradução de Inglês pela Universidade Gama Filho (2011), Mestrado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e Doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (2019). Atualmente cursa a graduação em Tradução no Centro Universitário Leonardo da Vinci e a especialização em Ensino de Inglês e de Literatura Inglesa e Norte-Americana no Claretiano Centro Universitário.

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Publicado

2021-03-07

Como Citar

Araujo, W. F., & Luiz, T. M. (2021). A expressão do medo na adaptação cinematográfica do conto O Chamado de Cthulhu, de H. P. Lovecraft. REVISTA ESTUDOS EM LETRAS, 2(1), 96–116. https://doi.org/10.61389/rel.v2i1.5733

Edição

Seção

Artigos