A forma do medo
uma análise de It a Coisa, de Stephen King
Visualizações: 759DOI:
https://doi.org/10.61389/rel.v2i1.5755Resumo
O presente artigo tem o intuito de discutir o medo tal como está constituído na obra It a coisa, de Stephen King. Primeiro apresentaremos os fundamentos sobre a literatura de terror e sobre o medo no Ocidente, para depois analisar as formas do medo na narrativa de King. Nossa hipótese é a que que a representação do medo no livro esteja atualizada com questões da sociedade hodierna.
Referências
ALVAREZ FERREIRA, Agripina Encarnacion. Dicionário de imagens, símbolos, mitos, termos e conceitos Bachelardianos [livro eletrônico] /Agripina Encarnación Alvarez Ferreira. – Londrina : Eduel, 2013.
DELUMEAU, Jean. História do medo no ocidente 1300-1800 Uma cidade sitiada. Tradução: Maria Lucia Machado. – São Paulo Companhia de bolso. 2009.
FIGUEIREDO, Candido de. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Nova edição, 1913.
FRANÇA, Julio. O horror na ficção literária; reflexão sobre o "horrível" como uma categoria estética. Anais do XI Congresso Internacional da Abralic. São Paulo, 2008.
KING, Stephen. Dança macabra; o fenômeno do horror no cinema e na literatura dissecado pelo mestre do gênero. Tradução de Louisa Ibañez. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
KING, Stephen. It : a coisa [recurso eletrônico] / Stephen King ; tradução Regiane Winarski. - 1. ed. - Rio de Janeiro : Objetiva, 2014.
LOVECRAFT, Howard Phillips. Supernatural Horror in Literature. New York: Dover,1973.
NESTAREZ, Oscar. Poe e Lovecraft: um ensaio sobre o medo na literatura. 2013.