Conceitos axiológicos bakhtinianos em propaganda audiovisual da cerveja Laurentina Preta

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DOI:

https://doi.org/10.61389/rel.v2i1.5758

Resumo

Neste artigo, procuramos desenvolver uma reflexão teórico-analítica em torno dos elementos axiológicos presentes nos conceitos de extraverbal, julgamento de valor e entoação. Para tal, ao longo do trabalho, assumimos a perspectiva teórica de linguagem de Bakhtin e seu Círculo, que considera que o discurso verbal não é auto-suficiente, necessitando-se sempre de uma situação extraverbal concreta com a qual estabelece uma relação íntima (VOLOCHINOV; BAKHTIN, 1926) pois, a interação verbal resulta das relações sociais norteadas por características axiológicas, valorativas e ideológicas. Tomamos como referência de análise a propaganda da Cerveja Laurentina Preta designada comumente de “Esta preta é mesmo boa!” que circulou na mídia televisiva moçambicana e, rapidamente, foi banida daqueles órgãos de comunicação social e passou a circular apenas no Youtube.

Palavras-chave: Extraverbal; julgamento de valor; entoação.

Biografia do Autor

Enísio Guilhermina Cuamba

Enísio Guilhermina Cuamba é doutor em Letras - Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Maringá - PR, Brasil. É mestre em Educação/Ensino de Português pela Universidade Pedagógica de Maputo - Moçambique. É graduado e bacharel em Letras (Ensino de Português) pela Universidade Pedagógica, Delegação de Nampula - Moçambique. É Docente da Universidade Licungo -Moçambique. É Pesquisador do GEDUEM/CNPq (www.geduem.com.br).

Mauricio Bernardo Cigarros

Maurício Bernardo Cigarros é doutorando no Programa de Pós-graduação em Letras - Estudos Linguísticos. Universidade Estadual de Maringá - PR, Brasil. É mestre em Jornalismo e Estudos Editoriais pela Universidade Pedagógica (UP) de Maputo - Moçambique. É graduado e bacharel em Letras (Ensino de Português) pela UP de Quelimane - Moçambique. É Docente da Universidade Licungo - Moçambique. É estudante no grupo de pesquisa Estudos sobre a aquisição da escrita, da UEM, PR - Brasil/CNPq.

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Publicado

2021-03-07

Como Citar

Cuamba, E. G., & Cigarros, M. B. (2021). Conceitos axiológicos bakhtinianos em propaganda audiovisual da cerveja Laurentina Preta. REVISTA ESTUDOS EM LETRAS, 2(1), 7–20. https://doi.org/10.61389/rel.v2i1.5758

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Artigos