Competências específicas de língua inglesa à luz da abordagem comunicativa
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https://doi.org/10.61389/rel.v2i1.5778Resumo
A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) é um documento normativo que define as aprendizagens essenciais que os educandos devem desenvolver, a partir de competências e habilidades. Dentre muitas competências, destaca-se que o domínio do Inglês contribui com a inserção do sujeito no mundo globalizado. Estudos evidenciam que a abordagem comunicativa para o ensino de línguas favorece a aquisição do código linguístico. Assim, esta pesquisa investiga se as competências específicas do componente curricular Língua Inglesa presentes na BNCC (BRASIL, 2018) possuem correlação com os aspectos da abordagem comunicativa para o ensino de línguas. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa etnográfica (ROCKWELL, 1991). A análise de dados revelou que traços da abordagem comunicativa estão presentes nas competências específicas de Língua Inglesa para o Ensino Fundamental. Assim, o desenvolvimento de propostas destinadas à formação continuada de professores, que viabiliza o desenvolvimento de competências docentes para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem norteado pela abordagem comunicativa, é um aspecto essencial para se oportunizar uma aprendizagem crítica, inclusiva e autônoma.
Palavras-chave: BNCC; Língua Inglesa; Abordagem Comunicativa.
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