Dispersões teóricas sobre leitura e escrita em contextos multimodais

o trabalho com a linguagem em sala de aula - do planejamento de ensino a avaliação da aprendizagem

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rel.v2i1.5793

Resumo

Este texto apresenta uma discussão sobre leitura e escrita em contextos multimodais, enfocando os desafios e as possibilidades sobre como essas práticas se apresentam na atualidade. Sem comprometer-se em trazer respostas ou dados novos à questão, ainda assim, o texto evoca conceitos e concepções sempre caras de serem revistas e revisitadas no âmbito dos estudos da educação e da linguagem, estimulando à reflexão sobre as inúmeras possibilidades de leitura, escrita e construção de sentido em contextos multimodais. Em prol desse trabalho efetivo com a linguagem em sala de aula, aponta-se, brevemente, para a importância do planejamento e da avaliação como elos constitutivos da ação pedagógica e da compreensão ativa e responsiva com e pela linguagem, por meio das diversas manifestações do texto na sociedade letrada.

Biografia do Autor

Francisco Renato Lima, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Linguística (UNICAMP). Mestre em Letras - Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) e em Letras - Português/Inglês pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial (IESM); Docência para o Ensino Superior (IESM); Educação a Distância (UNOPAR); Docência no Ensino Superior (UNIFSA); Linguística Aplicada na Educação (UCAM); Tecnologias Educacionais para Prática Docente no Ensino da Saúde na Escola (ENSP/FIOCRUZ) e Psicopedagogia Clínica e Institucional (FUNIP). Mba em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada (UNESA). Membro (sócio efetivo) da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) e da Associação de Leitura do Brasil (ALB). É organizador (em parceria e individual), coautor e autor de livros nas áreas de educação e de linguagem, dentre eles, a autoria de: 'Letramentos e retextualização em contextos de consulta médica: um estudo sobre a compreensão na relação médico-paciente' (Mercado de Letras/2019) e 'Fake news e campanhas de vacinação: a experiência com projetos de intervenção pedagógica na Educação Básica' (Pedro & João Editores/2019). Suas pesquisas recentes concentram-se em Educação e Linguagem, amparado pelos pressupostos teórico-metodológicos dos Novos Estudos do Letramento e da Linguística Textual, com ênfase em temas como: Alfabetização; Letramentos sociais; Gêneros discursivos; Retextualização; Ensino e Aprendizagem da Língua Portuguesa; Avaliação Educacional; Formação Docente; Tecnologias educacionais; Multiletramentos e questões relativas à EaD. Atualmente é Professor Substituto da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), lotado no Departamento de Pedagogia, do Centro de Estudos Superiores de Timon (CESTI), atuando nos cursos de Licenciatura em Letras - Português e Pedagogia. Professor de Leitura e Produção de Texto (Redação) do Ensino Fundamental e Médio do Colégio São Francisco de Sales, Diocesano, da Rede Jesuíta de Educação e do Educandário Santa Maria Goretti (ESMG). Coordenador de disciplinas do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI), atuando no curso de Licenciatura em Computação. 

Helenilson Ferreira de Sousa, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Graduado em Licenciatura em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA), graduando em letras/Inglês pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e graduando em Letras/ português pelo Centro Universitário Internacional ( UNINTER). Especialista em Gestão, Licenciamento e Auditoria Ambiental (UNOPAR), pós-graduando em gestão escolar com ênfase em administração, orientação, supervisão e e inspeção escolar pela Faculdade Alfamérica ( ALFAMÉRICA) e especialista em Linguística Aplicada na Educação pela Faculdade Única do Ipatinga (FUNIP) Com experiência profissional pública de ensino básico e técnico de nível médio. Neste último nível de ensino, atuou como tutor do curso Técnico em Meio Ambiente pelo Instituto Federal do Piauí - IFPI. Atualmente é professor de Português, Inglês e Ciências em São Miguel do Tapuio - PI. Professor de Inglês e Biologia na Secretaria Estadual do Piauí (SEDUC-PI).

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Publicado

2021-03-07

Como Citar

Lima, F. R., & Sousa, H. F. de. (2021). Dispersões teóricas sobre leitura e escrita em contextos multimodais: o trabalho com a linguagem em sala de aula - do planejamento de ensino a avaliação da aprendizagem. REVISTA ESTUDOS EM LETRAS, 2(1), 155–175. https://doi.org/10.61389/rel.v2i1.5793

Edição

Seção

Artigos