Coordenação e subordinação adverbial
contribuições da sintaxe gerativa para o ensino do período composto
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https://doi.org/10.61389/rel.v2i2.5795Resumo
RESUMO: Este artigo propõe uma abordagem de sala de aula que utilize a metodologia da Gramática Gerativa para a classificação das orações coordenadas e subordinadas adverbiais de valores semânticos semelhantes. Ao analisar três coleções de livros didáticos do Ensino Fundamental – Anos Finais, foi constatado que os critérios apresentados aos alunos para a classificação das orações no período composto são, prioritariamente, semânticos, com foco para o valor das conjunções coordenativas e subordinativas. Sugere-se, então, para auxiliar o trabalho do docente de língua portuguesa, ferramentas que olham para a estrutura das orações, priorizando trazer à tona o conhecimento inato do alunado para uma análise crítica e reflexiva da língua.
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Publicado
2022-02-27 — Atualizado em 2022-02-27
Versões
- 2022-02-27 (3)
- 2022-02-27 (2)
- 2022-02-27 (1)
Como Citar
Souza de Paula, W. M. (2022). Coordenação e subordinação adverbial: contribuições da sintaxe gerativa para o ensino do período composto. REVISTA ESTUDOS EM LETRAS, 2(2). https://doi.org/10.61389/rel.v2i2.5795
Edição
Seção
Artigos