A Literatura hispano-americana no Enem

Visualizações: 584

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rel.v2i1.5810

Resumo

O ensino do Espanhol na Escola, apesar do cenário político-educacional desfavorável, ainda instiga estudantes e profissionais da área a buscarem novas práticas metodológicas capazes de deixar o ensino deste idioma mais eficaz e prazeroso. E, dentre estas, pode-se citar o exercício do letramento literário para facilitar a leitura em Espanhol, bem como seu aprendizado, muito além das atividades de vocabulário e gramática. Diante disso, é que se articula o objetivo deste artigo: analisar o ensino do Espanhol, a partir do viés do letramento literário, presente no recorte das questões desta disciplina, apresentado como resultados nas provas do ENEM (2009 a 2019), sobre a análise das particularidades literárias do texto em prosa e em versos (poemas e canções), que contribuem para a formação do leitor nesta língua, e consequentemente, direcionam para melhores acertos na prova do certame, além de ampliar o conhecimento do aluno acerca da Cultura, História e Literatura hispano-americana.

Palavras- chave: Espanhol; Letramento Literário; Enem.

                                                         

 

Biografia do Autor

Cristiane de Mesquita Alves, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Profa Adjunta do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (ILC- UFPA)

Doutora em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC- UNAMA/Bolsista Prosup/CAPES). 

Pesquisadora do Grupo Linguagens e Tecnologia (UEPA/CNPq)

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. BNCC: Base Nacional Comum Curricular (Terceira Versão). Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf.> Acesso em: 25 junh. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Enem 2009. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos >. Acesso em: 06 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Enem 2012. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos>. Acesso em: 06 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Enem 2013. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos.> Acesso em: 06 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Enem 2014. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos.> Acesso em: 06 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Enem 2015. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos.> Acesso em: 06 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Enem 2016. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos.> Acesso em: 06 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Enem 2017. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos.> Acesso em: 06 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Enem 2018. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2018/1DIA_01_AZUL_BAIXA.pdf. http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos.> Acesso em: 06 mar. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Enem 2019. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2018/1DIA_01_AZUL_BAIXA.pdf. http://portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos.> Acesso em: 25 junh. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Matriz de Referência Enem, 2018. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf.> Acesso em: 06 mar. 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Brasília: MEC; SEMTEC, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf.> Acesso em: 25 junh. 2020.

CANDIDO, A. Literatura e Sociedade. 13ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2014.

CANDIDO. A. Vários Escritos. 4ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004.

COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2007.

COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. UNESP, Agosto-2011. Disponível em: <http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40143/1/01d16t08.pdf> Acesso em: 14 mar. 2020.

PASTOR, M. S. Didáctica de la literatura: el contexto en el texto y el texto en el contexto en La literatura en el aula de ELE. Segunda etapa, Carabela. Madrid: SGEL, 2006. Disponível em:< https://cvc.cervantes.es/ensenanza/biblioteca_ele/carabela/pdf/59/59_005.pdf.> Acesso em 25 junh. 2020.

ZAPPONE, M. H. Y. Caminhos da Leitura literária no Brasil: prelos, editoras e instituições. In: AGUIAR, V. T; MARTHA, A. Á. P. (Orgs). Territórios da leitura: da leitura aos leitores. São Paulo: Cultura Acadêmica; Assis: ANEP, 2006.

Downloads

Publicado

2021-03-07

Como Citar

Alves, C. de M. (2021). A Literatura hispano-americana no Enem. REVISTA ESTUDOS EM LETRAS, 2(1), 61–80. https://doi.org/10.61389/rel.v2i1.5810

Edição

Seção

Artigos