A telecolaboração no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras
desafios e possibilidades
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https://doi.org/10.61389/rel.v2i1.5812Resumo
Resumo: O campo CALL (Computer Assisted Language Learning) estuda a relação do ensino de línguas com a tecnologia e possui diversos subcampos, dentre eles a Telecolaboração. A Telecolaboração envolve o engajamento de grupos de alunos em interações interculturais online e projetos colaborativos com parceiros de outros contextos culturais ou localizações geográficas. Contribui para o desenvolvimento das competências tanto da língua estrangeira quanto intercultural e eletrônica dos estudantes e oferece possibilidades para o desenvolvimento de estratégias de internacionalização das universidades. Contudo, a atividade continua relativamente periférica e ainda não é realizada por um número grande de educadores. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre o uso de projetos telecolaborativos no Brasil. Todos os artigos encontrados focam o modelo Tandem/Teletandem, nenhum envolvendo a colaboração entre turmas e/ou sites/plataformas específicos. Algumas das soluções/informações encontradas, no entanto, podem ser úteis para os outros tipos de projetos telecoborativos. Os resultados contribuem também para o campo ao mostrar a prevalência do Tandem/Teletandem no Brasil.
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