A telecolaboração no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras
desafios e possibilidades
Visualizações: 730DOI:
https://doi.org/10.61389/rel.v2i1.5812Resumo
Resumo: O campo CALL (Computer Assisted Language Learning) estuda a relação do ensino de línguas com a tecnologia e possui diversos subcampos, dentre eles a Telecolaboração. A Telecolaboração envolve o engajamento de grupos de alunos em interações interculturais online e projetos colaborativos com parceiros de outros contextos culturais ou localizações geográficas. Contribui para o desenvolvimento das competências tanto da língua estrangeira quanto intercultural e eletrônica dos estudantes e oferece possibilidades para o desenvolvimento de estratégias de internacionalização das universidades. Contudo, a atividade continua relativamente periférica e ainda não é realizada por um número grande de educadores. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre o uso de projetos telecolaborativos no Brasil. Todos os artigos encontrados focam o modelo Tandem/Teletandem, nenhum envolvendo a colaboração entre turmas e/ou sites/plataformas específicos. Algumas das soluções/informações encontradas, no entanto, podem ser úteis para os outros tipos de projetos telecoborativos. Os resultados contribuem também para o campo ao mostrar a prevalência do Tandem/Teletandem no Brasil.
Referências
ARISTIZÁBAL, Juanita C.; WELCH, Patrick M. Rio de Janeiro to Claremont: promoting intercultural competence through student-driven online intercultural exchanges. Hispania, [s.l.], v. 100, n. 1, p. 225-238, 2017. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/26387776?seq=1. Acesso em: 18 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1353/hpn.2017.0037
BEATTY, Ken. Teaching and Researching Computer Assisted Language Learning. 2nd. ed. New York: Longman, 2010.
BLAKE, Robert J. Brave New Digital Classroom: Technology and Foreign Language Learning. Washington, D. C: Georgetown University Press, 2008. DOI: https://doi.org/10.1353/book13058
BRAMMERTS, Helmut. Tandem language learning via the internet and the International E-Mail Tandem Network. In: LITTLE, David.; BRAMMERTS, Helmut. (eds.). A Guide to Language Learning in Tandem via the Internet. CLCS Occasional Paper No. 46, 1996, p. 9-22. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED399789. Acesso em 12 jan. 2021
CAMPOS, Bruna S; SALOMÃO, Ana Cristina B. Estratégias de aprendizagem no Teletandem: o que os aprendizes de língua inglesa afirmam fazer para aprender nesse contexto? Revista Horizontes de Linguística Aplicada, [s. l], v. 1, n. 18, p. 133-160, 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/25100. Acesso em: 10 set. 2020 DOI: https://doi.org/10.26512/rhla.v18i1.25100
CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Missão e objetivos: o portal de periódicos da capes. O Portal de Periódicos da Capes. Disponível em: https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_pcontent&view=pcontent&alias=missao-objetivos&Itemid=109. Acesso em: 9 nov. 2020.
CARVALHO, Kelly C. H. P.; RAMOS, Karin A. H. P. Aspectos comparativos em contextos de telecolaboração: teletandem português e espanhol. Caracol, [s.l.], n. 19, p. 536-563, 2020. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/161943. Acesso em: 7 nov. 2020 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v0i19p536-563
COSTA, Leila M. G.; SALOMÃO, Ana Cristina B.; ZAKIR, Maisa A. Telecolaboração transcultural e transcontinental para aprendizagem de línguas estrangeiras: propostas e desafios. Revista do Gel, [s.l.], v. 15, n. 3, p. 9-25, 2018. Disponível em: https://revistas.gel.org.br/rg/article/view/2433. Acesso em: 10 set. 2020 DOI: https://doi.org/10.21165/gel.v15i3.2433
DOOLY, Melinda. Telecollaboration. In: CHAPELLE, Carol A.; SAURO, Shannon (ed.). The Handbook of Technology and Second Language Teaching and Learning. Hoboken: Wiley-Blackwell, 2017. Cap. 12. p. 169-183. DOI: https://doi.org/10.1002/9781118914069.ch12
DOOLY, Melinda; O'DOWD, Robert. Telecollaboration in the foreign language classroom: a review of its origins and its application to language teaching practice. In: DOOLY, Melinda; O'DOWD, Robert (ed.). In This Together: teachers' experiences with transnational, telecollaborative language learning projects. Bern: Peter Lang, 2018. Cap. 1. p. 11-34. Disponível em: https://library.oapen.org/bitstream/id/653e7677-d422-463b-8c0f-6f6eb31c91e6/1003364.pdf. Acesso em: 13 out. 2020.
GIRI, Mirelle M. Os Processos Formativos do Professor de Língua Inglesa no Curso de Letras da UTFPR e no Programa Idiomas sem Fronteiras: a questão da internacionalização do ensino superior. 2016. TCC (Graduação) - Curso de Letras Português - Inglês, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br:8080/jspui/bitstream/1/8930/1/CT_COLET_2016_2_04.pdf Acesso em: 12 jan. 2021.
HELM, Francesca. The practices and challenges of telecollaboration in higher education in Europe. Language Learning and Technology, [s. l.], v. 19, n. 2, p. 197-217, jun. 2015. Disponível em: https://www.lltjournal.org/item/2910. Acesso em: 20 ago. 2021.
HUBBARD, Philip. An invitation to CALL. 2020. Disponível em: https://web.stanford.edu/~efs/callcourse2/index.htm. Acesso em: 17 set. 2020.
Levy, Michael. Computer-Assisted Language Learning: context and conceptualization. Oxford: Clarendon Press, 1997. 298 p. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780198236320.001.0001
MARTINS, Claudia Beatriz M. J. A integração da tecnologia nos cursos de licenciatura em Letras do estado do Paraná a partir da perspectiva dos professores: um estudo de métodos mistos. 2015. 404 f.Tese (Doutorado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1164. Acesso em: 10 set. 2020
MARTINS, Claudia Beatriz; MOREIRA, Herivelto. O campo CALL (Computer Assisted Language Learning): definições, escopo e abrangência. Calidoscópio, [s.l.], v. 10, n. 3, p. 247-255, 27 dez. 2012. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/3254. Acesso em: 10 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2012.103.01
O'DOWD, Robert. Telecollaborative networks in university higher education: overcoming barriers to integration. The Internet and Higher Education, [s.l.], v. 18, p. 47-53, jul. 2013a. DOI: https://doi.org/10.1016/j.iheduc.2013.02.001
O'DOWD, Robert. Telecollaboration and CALL. In: THOMAS, Michael; REINDERS, Hayo; WARSCHAUER, Mark (ed.). Contemporary Computer-Assisted Language Learning. London: Bloomsbury, 2013b. p. 123-139.
O'DOWD, Robert. Learning from the Past and Looking to the Future of Online Intercultural Exchange. In: O'DOWD, Robert; LEWIS, Tim (ed.). Online Intercultural Exchange: policy, pedagogy, practice. London: Routledge, 2016. Cap. 17. p. 273-294. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315678931
O’DOWD, Robert. From telecollaboration to virtual exchange: state-of-the-art and the role of Unicollaboration in moving forward. Journal of Virtual Exchange, [s.l.], v. 1, p. 1-23, 24 abr. 2018. Disponível em: https://journal.unicollaboration.org/article/view/35567. Acesso em: 12 jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.14705/rpnet.2018.jve.1
PAIVA, Vera Lúcia M. de O. e. A pesquisa em linguagem e tecnologia na Universidade Federal de Minas Gerais. Revista Brasileira de Pós-Graduação, [s.l.], v. 10, n. 22, p. 921-941, 1 abr. 2014. Disponível em: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/457/373. Acesso em: 10 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.21713/2358-2332.2013.v10.457
RAMOS, Karin Adriane H. P.; CARVALHO, Kelly Cristiane H. P. de. Portuguese and Spanish Teletandem: the role of mediators. Colombian Applied Linguistics Journal, [s.l.], v. 20, n. 1, p. 35-48, 16 fev. 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/160438. Acesso em: 12 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.14483/22487085.12055
RAMPAZZO, Laura; ARANHA, Solange. Revisitar o conceito de comunidade para discutir sua aplicação a contextos telecolaborativos. Alfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto), [s.l.], v. 63, n. 2, p. 373-396, set. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-57942019000200373&tlng=pt. Acesso em: 05 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1909-6
SOUZA, Ricardo Augusto de. Telecolaboração e divergência em uma experiência de aprendizagem de português e inglês como línguas estrangeiras. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, [s.l.], v. 3, n. 2, p. 73-96, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982003000200004&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 02 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982003000200004
TELLES, João Antonio. Projeto Teletandem Brasil - Línguas Estrangeiras para todos - ensinando e aprendendo línguas estrangeiras in-tandem via MSN Messenger. Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Unesp, 2006.
TELLES, João Antonio. Teletandem and performativity. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, [s.l.], v. 15, n. 1, p. 1-30, mar. 2015a. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-63982015000100001&lang=pt. Acesso em: 05 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-639820155536
TELLES, João Antonio. Learning foreign languages in teletandem: resources and strategies. Delta: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, [s.l.], v. 31, n. 3, p. 603-632, dez. 2015b. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-44502015000400603&script=sci_abstract. Acesso em: 11 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4450226475643730772
ZAPATA, Natalia A.; CABRERA, Anita F. Mejoramiento de la comprensión auditiva en portugués como LE en contextos comunicativos mediados por la tecnología. Estudios Pedagógicos, [s.l.], v. 41, n. 1, p. 27-44, 2015. Disponível em: https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0718-07052015000100002&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 10 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.4067/S0718-07052015000100002
VASSALLO, Maria Luisa; TELLES, João Antonio. Aprendizagem de Línguas Estrangeiras In-Tandem: princípios teóricos e perspectivas de pesquisa. The Especialist, [s.l.], v. 27, n. 1, p. 83-118, 2006. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/6117/4438. Acesso em: 25 out. 2020.