A telecolaboração no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras

desafios e possibilidades

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DOI:

https://doi.org/10.61389/rel.v2i1.5812

Resumo

Resumo: O campo CALL (Computer Assisted Language Learning) estuda a relação do ensino de línguas com a tecnologia e possui diversos subcampos, dentre eles a Telecolaboração. A Telecolaboração envolve o engajamento de grupos de alunos em interações interculturais online e projetos colaborativos com parceiros de outros contextos culturais ou localizações geográficas. Contribui para o desenvolvimento das competências tanto da língua estrangeira quanto intercultural e eletrônica dos estudantes e oferece possibilidades para o desenvolvimento de estratégias de internacionalização das universidades. Contudo, a atividade continua relativamente periférica e ainda não é realizada por um número grande de educadores. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre o uso de projetos telecolaborativos no Brasil. Todos os artigos encontrados focam o modelo Tandem/Teletandem, nenhum envolvendo a colaboração entre turmas e/ou sites/plataformas específicos. Algumas das soluções/informações encontradas, no entanto, podem ser úteis para os outros tipos de projetos telecoborativos. Os resultados contribuem também para o campo ao mostrar a prevalência do Tandem/Teletandem no Brasil.

Biografia do Autor

Gabriella Toaldo Buzatto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Graduanda em Letras - Licenciatura em Inglês na Universidade Tecnológica Federal do Paranámeuip (UTFPR). 

Gabriel Ortiz Nunes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Graduando em Letras - Licenciatura em Inglês na Universidade Tecnológica Federal do Paranámeuip (UTFPR).

Claudia Beatriz Monte Jorge Martins, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Doutora em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Professora efetiva da UTFPR – Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM).

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Publicado

2021-03-07

Como Citar

Buzatto, G. T., Nunes, G. O., & Monte Jorge Martins, C. B. (2021). A telecolaboração no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: desafios e possibilidades. REVISTA ESTUDOS EM LETRAS, 2(1), 133–154. https://doi.org/10.61389/rel.v2i1.5812

Edição

Seção

Artigos