As Serpentes: desmistificação do preconceito, uma perspectiva ecopedagógica e marxista
Visualizações: 185
Palavras-chave:
serpentes, ecopedagogia, linguagem, analise greimasiana, preconceito, constituição dos signosResumo
Este artigo tem como objetivo evidenciar as camadas que constitui os preconceitos impostos sobre as serpentes; de forma errônea e genocida, pondo em jogo a organicidade da cadeia alimentar e o equilíbrio ambiental. Diante de tal situação o artigo propõe uma observação profunda através da análise greimasiana em interação com a ecopedagogia e o processo de educação, com objetivo de construir um cidadão planetário, este artigo possui um caráter dialógico com a filosofia da linguagem.
Referências
BÍBLIA. Português. A Bíblia Sagrada. Tradução em português de João Ferreira de Almeida. Edição Revista e Atualizada. Brasília: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.
IBOIAS BRASIL. Website. Disponível em: http://www.jiboiasbrasil.com.br/manual.pdf. acesso em: 04 de janeiro 2023. Manual de Orientações Básicas para Criação de Jiboia (Boa constrictor) e Jiboia Arco-íris (Epicrates spp.). 2023.
CATALÃO, V. M. L. A redescoberta do pertencimento à natureza por uma cultura da corporeidade. Revista Terceiro Incluído, Goiânia, v. 1, n. 2, p. 74–81, 2011.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. Trad. Hélder Godinho. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
JACOBI, P. Educação e Meio Ambiente - transformando as práticas. Revista Brasileira de Educação Ambiental. Brasília, v. II N. 0, p. 28-35, 2004.
POUGH, H.F.; JANIS, C.M.; HEISER, J.B. A vida dos vertebrados. 3ªed. São Paulo, Atheneu, 2003.
PELLANDA, N. M. C.; ARAÚJO, B. R.; SCHNEIDER P. Educação e sofrimento: marcas de um paradigma. Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 15, p. 54-67, 2007.
PASTOUREAU, Michel. Os animais célebres. Trad. Estela dos Santos Abreu. São Paulo: Martins Fontes, selo Martins, 2015.