O discurso religioso midiático: relações de poder em folhetos de uma igreja neopentecostal à luz da Análise de Discurso Crítica
Visualizações: 132Palavras-chave:
Folhetos; Religião; Prática Social; Discurso.Resumo
RESUMO: Com vistas a refletir sobre religião e poder, com base no pensamento foucaultiano, este artigo desenvolve uma análise crítico-discursiva em torno de folhetos de uma igreja neopentecostal da cidade de Anápolis, Goiás. Buscamos compreender os fenômenos da linguagem, do discurso e das relações de poder. Assim, o objetivo é o de analisar os folhetos da Igreja Universal do Reino de Deus a partir das contribuições da Análise de Discurso Crítica. Entendemos o discurso religioso, em suas diversas manifestações, como uma prática social situada historicamente. Desse modo, para a análise, recorremos à pesquisa bibliográfica e à coleta de dados a partir de uma abordagem qualitativa, de paradigma interpretativista. Como embasamento teórico, aportamo-nos em Foucault (1984; 2002; 2005), Resende e Ramalho (2012), Fairclough (2001), Van Dijk (2012), Mariano (2001), dentre outros autores. Observamos que os folhetos religiosos, que fomentam o discurso, consistem em uma forma de poder.Referências
ASSIS, Denise de Souza. Igrejas de frente com Gabi:: uma análise do discurso religioso midiatizado. 2017. 218 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Programa de Pós-graduação em Letras, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2017.
BATISTA JUNIOR, José Ribamar Lopes; SATO, Denise Tamaê Borges; MELO, Iran Ferreira de. Análise de Discurso Crítica: para linguistas e não linguistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 4. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1984. Organização e tradução de Roberto Machado.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução Raquel Ramalhete. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no college de france. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. Tradução de: Maria Emantina Galvão.
HONÓRIO, Maisa Dias. AS DEMANDAS DE DEUS NA JUSTIÇA DOS HOMENS:
conflitos religiosos em práticas discursivas jurídicas brasileiras. 2013. 160 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Letras, Letras e Linguística, Universidade Federal
de Goiás, Goiânia, 2013.
MARIANO, R. Expansão pentecostal no Brasil: o caso da Igreja Universal. Revista Estudos Avançados: Dossiê Religiões no Brasil. São Paulo, v.18, n. 52, set./dez. 2004
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 5. ed. São Paulo: Pontes, 2005.
ORO, Ari Pedro. Neopentecostalismo: dinheiro e magia. Ilha: revista de antropologia. Florianópolis, SC. Vol. 3, n. 1 (nov. 2001), p. 71-85, 2001.
PERINI, Mário A. Sobre língua, linguagem e Linguística: uma entrevista com Mário A. Perini. ReVEL. Vol. 8, n. 14, 2010. ISSN 1678-8931 [www.revel.inf.br].
RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane. Análise de Discurso Crítica. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.
REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. 1. ed. São Carlos: Clara Luz, 2005.
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. 27. ed. São Paulo: Cultrix, 2006. Organizado por: Charles Bally, Albert Sechehaye com a colaboração de Albert Riedlinger.
WODAK, Ruth. Do que trata a ACD–um resumo de sua história, conceitos importantes e seus desenvolvimentos. Linguagem em (Dis) curso, v. 4, n. esp, 2004.