O livro didático de Inglês como Segunda Língua (L2): efeitos do ensino explícito da pronúncia em turmas de Ensino Fundamental dos anos finais
Palavras-chave:
Funções executivas, Produção oral em segunda língua, Fonética e Fonologia, Instrução explícitaResumo
As funções executivas consistem em mecanismos cognitivos complexos e são responsáveis pela realização de tarefas direcionadas a um objetivo. Dentre essas funções destacam-se a memória de trabalho e o sistema de retenção e processamento de informações, que operam durante a realização de atividades. Por sua vez, o controle inibitório, componente das funções executivas, é responsável por controlar a atenção, o comportamento e os pensamentos, inibindo estímulos internos ou externos, de modo que os indivíduos possam responder adequadamente a uma tarefa. Portanto, essas são habilidades mentais que podem contribuir significativamente para um bom desempenho na compreensão e na produção dos aspectos segmentais da Língua Inglesa por aprendizes no nível básico dessa segunda língua em sala de aula. Nesta perspectiva, a pronúncia continua sendo um aspecto negligenciado pelos livros didáticos. Diante disso, a instrução explícita torna-se essencial nesse processo, pois fornece efeitos positivos na pronúncia dos estudantes. O presente estudo objetivou apresentar um levantamento de pesquisas sobre as funções executivas relacionadas com a instrução explícita e a produção oral em segunda língua, sob a perspectiva da psicolinguística. Para tanto, foi feita uma lista de palavras-chave para consulta em repositórios nacionais. Os resultados obtidos evidenciaram que não há pesquisas, sob a perspectiva da psicolinguística, relacionadas com a instrução explícita e a produção oral em segunda língua e que tenham como foco os aspectos segmentais da Língua Inglesa, bem como os aprendizes de escolas da rede privada de ensino com nível básico na referida língua.
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