Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista “Desenvolvimento, Fronteiras e Cidadania” é expressão das atividades realizadas pelo Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Desenvolvimento Regional e de Sistemas Produtivos (PPGDRS) da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade de Ponta Porã. As características do PPGDRS se manifestam na construção da Revista: a localização geográfica na fronteira entre Brasil e Paraguai, bem como os diálogos dentro do horizonte das Humanidades acerca do fenômeno do desenvolvimento. Logo, as pretensões de abordagens partem do pressuposto de que o Desenvolvimento pode ser enfocado a partir de inúmeras e inesgotáveis perspectivas reflexivas e analíticas como, no caso específico, na relação indissociável com as diferentes fronteiras na regionalização das estratégias para o desenvolvimento e com a possibilidade de se conceber a cidadania enquanto inerente ao desenvolvimento humano. Por conseguinte, a Revista constitui-se por meio da multidisciplinaridade que emerge na aproximação necessária entre diferentes campos do saber. Trata-se da abertura para o conjunto das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas, considerando que o desenrolar das pesquisas deve convergir para as problemáticas do desenvolvimento. E, neste caso, a Revista publica trabalhos teóricos e/ou empíricos, os quais podem ser estruturados a partir de revisões bibliográficas e de construções de dados secundários com base em pesquisas empíricas. ISSN 2594-5815
 

 

Políticas de Seção

Apresentação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Deverão no máximo 10 (dez) laudas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos textos submetidos à revista "Desenvolvimento, Fronteiras e Cidadania" obedece os seguintes critérios:

1- Os trabalhos são submetidos normalmente para dois pareceristas; caso haja disensso quanto à avaliação, um terceiro parecerista será selecionado, responsável pelo veredito final.

2- Julga-se os documentos com base nos seguintes critérios: (i) adequação ao escopo da revista, (ii) relevância para publicação, (iii) formatação do texto de acordo com as diretrizes da revista, (iv) bibliografia relevante e/ou atualizada, (v) coerência teórica, (vi) coerência metodológica, (vii) coerência e coesão textual e (viii) discussão adequada entre dados empíricos e teóricos, quando for o caso.

3- O tempo padrão para conclusão da avaliação dos trabalhos é de um mês após o aceite por parte dos pareceristas.

4- O avaliadores (pareceristas) da revista são recrutados pelos membros do Conselho Editorial, considerando a titulação e formação acadêmica, bem como o trânsito em áreas de interesse da revista.

 

 

 

Periodicidade

Semestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.