v. 10 n. 29 (2019): Política pública, escola e ensino

					Visualizar v. 10 n. 29 (2019): Política pública, escola e ensino

Neste número são publicados 20 artigos e 2 resenhas de livros recentemente publicados no Brasil. Os artigos apresentam questões importantes, como: 1. O uso do impresso na pesquisa educacional; 2. A função das teorias e metodologias para a execução da pesquisa educacional; 3. A Educação Ambiental na Base Nacional Comum curricular e a “escola sem partido”, ambos os temas pensados em perspectiva crítica; 4. A financeirização do capital no ensino superior privado brasileiro e a questão da evasão e permanência nos cursos de formação de professores; 5. Os usos de ferramentas digitais e de documentários nos processos de ensino-aprendizagem; 6. A sexualidade infantil e as questões de gênero nas escolas e na sociedade; 7. O uso de missivas e de depoimentos para a construção de novas interpretações sobre os processos de migração, de ensino e qualificação profissional, além de inquirir as relações cidade-campo.

Publicado: 15-10-2019

Expediente

  • Expediente

    Ademilson Batista Paes
    01 - 07

    Visualizações: 471
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.4017

Artigos

  • Tejiendo una línea de investigación feminista: Salud, Género y Representaciones sociales

    Fátima Flores Palacios, Paula Figueiredo Poubel
    08 - 27

    Visualizações: 795
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3845
  • Uma teoria é um modo de ver: considerações sobre as especificidades do teórico na construção do conhecimento

    José D'Assunção Barros
    28 - 57

    Visualizações: 3263
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3901
  • Fontes para uma história da cultura material escolar no Império do Brasil no arquivo histórico da Câmara dos Deputados (1826-1834)

    Juarez José Tuchinski dos Anjos
    58 - 76

    Visualizações: 759
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3894
  • O impresso movimento da UNE e o debate sobre a alfabetização no Brasil

    Carla Michele Ramos Torres, Maria Isabel Moura Nascimento
    77 - 101

    Visualizações: 712
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3970
  • A Matemática na Revista Técnica Igreja Luterana

    Malcus Cassiano Kuhn
    102 - 124

    Visualizações: 606
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3291
  • A análise de conteúdo aplicada a um episódio da seção de cartas do globo rural

    Clinger Cleir Silva Bernardes, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho
    125 - 146

    Visualizações: 916
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3647
  • Uma investigação empírica acerca das implicações da relação escola & família na formação do aluno

    Amanda Post da Silveira, Vanessa Cristina Santos de Farias Junger, Anderson Alves Ribeiro de Oliveira
    147 - 175

    Visualizações: 891
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3424
  • A sexualidade infantil na psicanálise em três diálogos com a educação escolar a partir da grounded theory

    Claudionor Renato da Silva
    176 - 203

    Visualizações: 1425
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3802
  • “Escola sem Partido”: uma análise a partir da Teoria Crítica da Sociedade

    Renata Peres Barbosa, Monica Ribeiro Silva
    204 - 225

    Visualizações: 1014
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3871
  • Possibilidade da criação de comunidade de aprendizagem do Mandarim para os aprendentes portugueses com base na plataforma Weibo

    Yuxiong Zhang, António Moreira
    226 - 270

    Visualizações: 733
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3290
  • Uso da ferramenta digital autodraw nas aulas de língua inglesa: uma experiência com o blended learning

    Alessandra Dutra, Ingrid Benites Guntendorfer Rodrigues
    271 - 287

    Visualizações: 764
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3846
  • O uso do documentário “Derrubaram o Pinheirinho” para o estudo de conceitos de Geografia Urbana no ensino básico

    Francisco Fernandes Ladeira
    288 - 306

    Visualizações: 1033
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3613
  • Aprendizagem da docência de professores do ensino técnico em nível médio

    Darlan Oliveira Rocha
    307 - 341

    Visualizações: 630
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3699
  • O ensino médio técnico e o índice de especialização nos municípios da Amazônia legal: potencialidades e contradições

    João Paulo da Conceição Alves, Luís de Nazaré Viana Valente, Ronaldo Marcos de Lima Araujo
    342- 371

    Visualizações: 704
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3328
  • Financeirização do capital no ensino superior privado com fins lucrativos no Brasil: o caso da Anhanguera (2007-2013)

    Fábio Luciano Oliveira Costa
    372 - 395

    Visualizações: 766
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3985
  • EJA nas licenciaturas em matemática de São Luís (MA): o discurso dos projetos pedagógicos

    Rayane de Jesus Santos Melo, Maria Consuelo Alves Lima
    396 - 422

    Visualizações: 645
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3898
  • O PIBID como terceiro espaço: elementos para formação de professores de ciências na profissão

    Paula Vanessa Bervian, Eliane Gonçalves dos Santos, Maria Cristina Pansera-de-Araújo
    423 - 444

    Visualizações: 1373
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3441
  • Educação Ambiental: Retrocessos e contradições na Base Nacional Comum Curricular

    Ronualdo Marques, Jerry Adriano Raimundo, Claudia Regina Xavier
    445 - 467

    Visualizações: 2049
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3935
  • Evasão e permanência em uma licenciatura em química: um estudo à luz da matriz do estudante

    Fabiele Cristiane Dias Broietti, Alex Stéfano Lopes, Sergio de Mello Arruda
    468 - 496

    Visualizações: 1110
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3801

RESENHA

  • Pensamento pedagógico, perspectivas contemporâneas e múltiplos contextos

    Eduardo Fofonca, Daisy Antunes de Souza Daisy Antunes de Souza
    497 - 503

    Visualizações: 843
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3807
  • Mulheres inovadoras no ensino (São Paulo, século XIX e XX)

    Giuslane Francisca da Silva
    504 - 512

    Visualizações: 671
    DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3874