AS MARCAS ENUNCIATIVAS DE TEMPO E ESPAÇO, NO POEMA, PERDOEM-ME, DE LINO VILLACHÁ
Visualizações: 578Resumo
A presente reflexão tem por objetivo percorrer leituras teóricas na Linguística da Enunciação, à luz do pensamento de Émile Benveniste (1976/1996) e apresentar uma análise das categorias enunciativas no poema, "Perdoem-me", de Lino Villachá. Buscamos responder ao seguinte questionamento de pesquisa꞉ "Como as marcas subjetivas, temporais e espaciais instauram-se no poema?”. As leituras e os percursos de análises apontam para diferentes atos enunciativos vividos pelos "eus". São experiências de linguagem vividas pelo sujeito no discurso.
Referências
AGAMBEN, G. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha. São Paulo: Boitempo, 2008.
AZEVEDO, Adélia Maria Evangelista. A experiência na e pela lingua(gem) em testemunhos dos povos ameríndios: a instauração de lugares enunciativos. Porto Alegre: UFRGS, 2014.
BENVENISTE Émile. Problemas de Linguística Geral I. Trad. NOVAC, Maria da Glória; NERI, Maria Luisa. 4ª Ed. Campinas, São Paulo Pontes, 1976.
BENVENISTE, Émile Problemas de linguística geral II. Tradução Eduardo Guimarães et al. Campinas: Pontes, 1989
FLORES, V. do N. Introdução à teoria enunciativa de Benveniste. 1 ed. São Paulo: Parábola, 2013.
VILLACHÁ, Lino. Perdoem me a poesia de Lino Villachá
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.