AS ESCOLAS NO CAMPO E O TRANSPORTE DE ALUNOS NO ESTADO DE SÃO PAULO NOS ANOS DE 2009 E 2010: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

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Autores

  • Jaqueline Daniela Basso Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS-Unidade Campo Grande

Resumo

O Estado de São Paulo é tido como modelo de urbanização e industrialização no Brasil, o que poderia levar a crer que o quantitativo populacional que vive e trabalha em áreas rurais não é representativo e, consequentemente, não demandaria a manutenção de escolas no campo. Entretanto, em 2010 aquele estado contava cerca de 1.700.000 residentes em áreas rurais, parte deles se encontrava em idade escolar, o que nos motivou a compreender a dimensão, condições materiais e de acesso à educação oferecida àquela população. Deste modo, objetivamos aqui dimensionar a rede escolar nas áreas rurais do Estado de São Paulo e discutir a questão do acesso à escola por meio do transporte escolar. Para tanto, a partir do método materialista histórico dialético, lançamos mão de revisão bibliográfica e de análise estatística dos microdados dos Censos Escolares dos anos de 2009 e 2010 e dos indicadores do Censo Demográfico de 2010. Concluímos que transporte massivo de alunos do campo paulista para escolas nas cidades resulta do histórico processo de fechamento de escolas rurais e atende a fins orçamentários, desconsiderando os riscos sofridos e as perdas no processo de escolarização dos alunos do campo.

Biografia do Autor

Jaqueline Daniela Basso, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul- UEMS-Unidade Campo Grande

Doutora e mestre em Educação. Atua nas licenciaturas de Pedagogia, Letras e Artes Cênicas.

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Publicado

2019-10-01

Como Citar

Basso, J. D. (2019). AS ESCOLAS NO CAMPO E O TRANSPORTE DE ALUNOS NO ESTADO DE SÃO PAULO NOS ANOS DE 2009 E 2010: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. IPÊ ROXO, 1(1), 16–28. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/iperoxo/article/view/3576

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Artigos