A LEITURA FLUENTE COMO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA
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A prática leitora no decorrer dos anos tem se tornado uma atividade escassa, pois a sociedade atual está imergindo cada vez mais em recursos tecnológicos, que tornam obsoletos o simples ato de ler livros. Diversos autores abordam a importância da leitura no processo de desenvolvimento e aquisição de novos conhecimentos, porém essa prática, que para alguns é um hábito, para outros acaba se tornando uma atividade que não gera prazer.
Pensando nessas questões, esse artigo pretende relatar uma prática desenvolvida com alunos de um 4º ano em uma escola estadual do Estado de São Paulo, durante o ano letivo de 2015, onde as professoras, por meio de uma sequência didática intitulada “Histórias à Brasileira”, trabalharam com a temática da leitura fluente, proporcionando aos alunos o contado com histórias pouco conhecidas da nossa cultura, objetivando estimular a prática da leitura. Utilizando revisão bibliográfica e estudo de caso, esse artigo buscou compreender como a leitura fluente pode auxiliar as práticas de leitura e a aprendizagem de nossos alunos? Como resultado, apontou a necessidade dos professores propiciarem o contato com diferentes formas de leitura, estimulando os alunos a fazerem uso da leitura, de uma forma fluente e não apenas de uma forma funcional.
Palavras-chave: Práticas de leitura. Processo de ensino/aprendizagem. Textos literários.
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