A LEITURA FLUENTE COMO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA

Visualizações: 816

Autores

  • Rianne Schutzer Luiz Marcondes Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
  • Michele Varotto Machado Prefeitura Municipal de São Carlos. UNICEP.

Resumo

A prática leitora no decorrer dos anos tem se tornado uma atividade escassa, pois a sociedade atual está imergindo cada vez mais em recursos tecnológicos, que tornam obsoletos o simples ato de ler livros. Diversos autores abordam a importância da leitura no processo de desenvolvimento e aquisição de  novos conhecimentos, porém essa prática, que para alguns é um hábito, para outros acaba se tornando uma atividade que não gera prazer.

Pensando nessas questões, esse artigo pretende relatar uma prática desenvolvida com alunos de um 4º ano em uma escola estadual do Estado de São Paulo, durante o ano letivo de 2015, onde as professoras, por meio de uma sequência didática intitulada “Histórias à Brasileira”, trabalharam com a temática da leitura fluente, proporcionando aos alunos o contado com histórias pouco conhecidas da nossa cultura, objetivando estimular a prática da leitura. Utilizando revisão bibliográfica e estudo de caso, esse artigo buscou compreender como a leitura fluente pode auxiliar as práticas de leitura e a aprendizagem de nossos alunos? Como resultado, apontou a necessidade dos professores propiciarem o contato com diferentes formas de leitura, estimulando os alunos a fazerem uso da leitura, de uma forma fluente e não apenas de uma forma funcional.

 

Palavras-chave: Práticas de leitura. Processo de ensino/aprendizagem. Textos literários.

Biografia do Autor

Rianne Schutzer Luiz Marcondes, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2013). Atualmente é Professora efetiva dos Anos Iniciais na Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo e na Rede Privada. Possui especialização em Ensino da Matemática, Ludopedagogia, Educação Multicultural, Metodologias e Práticas Educativas do Ensino Fundamental e Magistério e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Campos dos Elíseos.

Michele Varotto Machado, Prefeitura Municipal de São Carlos. UNICEP.

Professora de Educação Infantil pela prefeitura Municipal de São Carlos/SP e professora de Ensino Superior pela UNICEP.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília. 2000.

BICALHO, Delaine Cafiero. Leitura. IN: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) – Faculdade de Educação da UFMG. Glossário CEALE: Termos de Alfabetização, Leitura e escrita para educadores. 2017. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/leitura> Acesso em 08 de setembro de 2017.

CEALE. Secretaria de Estado de Educação. Orientações para a organização do Ciclo Inicial de Alfabetização.Caderno 2. Belo Horizonte. 2004.

GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Leitura em voz alta. IN: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) – Faculdade de Educação da UFMG. Glossário CEALE: Termos de Alfabetização, Leitura e escrita para educadores. 2017. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/leitura-em-voz-alta>Acesso em 08 de setembro de 2017.

GUILHERME, Denise. Desafios da formação de leitores na escola. Revista Nova Escola; Novembro/2013. Disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/573/desafios-daformacao-de-leitores-na-escola>Acesso em 25 de junho de 2019.

PEREIRA. Valquíria. A importância da leitura em sala de aula para a fluência leitora. Revista Nova Escola; Julho/2013. Disponível em:<https://novaescola.org.br/conteudo/136/a-importancia-da-leitura-em-sala-de-aula-para-a-fluencia-leitora> Acesso em 08 de setembro de 2017.

PESSOA, Ana Cláudia Gonçalves. Sequência didática. IN: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE) – Faculdade de Educação da UFMG. Glossário CEALE: Termos de Alfabetização, Leitura e escrita para educadores. 2019. Disponível em: <http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/sequencia-didatica> Acesso em 25 de junho de 2019.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

Schutzer Luiz Marcondes, R., & Varotto Machado, M. (2019). A LEITURA FLUENTE COMO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA. IPÊ ROXO, 1(1), 118–129. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/iperoxo/article/view/3705

Edição

Seção

Relatos de Experiência