INDÍCIOS DO SURGIMENTO DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE 2020: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA DINAMARCA.
Visualizações: 809Resumo
No contexto da pandemia de 2020, as atividades sociais no mundo todo foram paralisadas devido a mitigação para o controle da contaminação por SARS-CoV-2. Como consequência das quarentenas impostas por diversos governos, não somente foram prejudicadas as atividades comerciais, mas também, as atividades de pesquisa e educacionais. Para minimizar os danos no ambiente acadêmico, diversas plataformas virtuais foram implementadas, com a finalidade de desenvolvimento de comunicação e instrução. Com o aumento de consumo de dados, devido o crescimento de equipamentos conectados na rede mundial de computadores, o problema de perda de conexão de dados acabaram por se tornar frequentes até mesmo em países desenvolvidos como a Dinamarca. Esses problemas promovem barreiras tecnológicas, que aliadas às necessidades incompletas de atividades acadêmicas, como aulas e pesquisa que não foram possíveis de serem concretizadas, fomentam o surgimento de obstáculos epistemológicos. Esses obstáculos epistemológicos levam aos problemas interpretativos em relação aos conceitos científicos tratados nas reuniões virtuais.
Referências
ARROIO, A.; GIORDAN, M. O vídeo educativo: aspectos da organização do ensino. Química nova na escola, v. 24, n. 1, p. 8-11, 2006.
BACHELARD, G. The philosophy of no. New York: Orion Press. 1968.
BACHELARD, G. The formation of the scientific mind a contribution to a psychoanalysis of objective knowledge. Manchester, UK: Clinamen Press, v. 61, p. 194, 2002.
CONCEIÇÃO, P. Human development report 2019. Beyond income, beyond averages, beyond today: Inequalities in human development in the 21st century. New York, UNDP, 2019.
COSTA, R. C. Os obstáculos epistemológicos de Bachelard eo ensino de Ciências. Cadernos de Educação, v. 11, p. 153, 1998.
DECI, E. L.; RYAN, R. M. Intrinsic Motivation and Self-Determination in Human Behavior. Springer Science & Business Media, 1985.
GIORDAN, M. O computador na educação em ciências: breve revisão crítica acerca de algumas formas de utilização. Ciênc. educ.(Bauru), p. 279-304, 2005.
GIORDAN, M. Computadores e linguagens nas aulas de ciências: uma perspectiva sociocultural para compreender a construção de significados. 2008.
KUHN, T. S. The structure of scientific revolutions. University of Chicago press, 2012.
LÔBO, S. F.. O ensino de química e a formação do educador químico, sob o olhar bachelardiano. Ciência & Educação (Bauru), v. 14, n. 1, p. 89-100, 2008.
LOPES, A. C. Bachelard: o filósofo da desilusão. Caderno brasileiro de ensino de Física, v. 13, n. 3, p. 248-273, 1996.
RODRIGUES, H. W.; GRUBBA, L. S. Bachelard e os obstáculos epistemológicos à pesquisa científica do direito. Sequência (Florianópolis), n. 64, p. 307-334, 2012.
RYAN, Richard M.; DECI, Edward L. Self-determination theory: Basic psychological needs in motivation, development, and wellness. Guilford Publications, 2017.
SANOU, B. Measuring the information society report 2018. International Telecommunication Union, Geneva, Switzerland, 2018.
STATENS SERUN INSTITUT. https://www.ssi.dk/aktuelt/sygdomsudbrud/coronavirus (acessado dia 16/05/2020).
STATISTICS DENMARK. https://www.dst.dk/en/Statistik/emner/befolkning-og-valg/befolkning-og-befolkningsfremskrivning (acessado em 16/05/2020).
Downloads
- Texto completo 401
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.