A DESCONSTRUÇÃO DA CONCEPÇÃO MODERNISTA DE REPRODUÇÃO EM JORGE LUIS BORGES À PASSAGEM DA SIMULAÇÃO PÓS-MODERNA EM BIOY CASARES
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https://doi.org/10.61389/iproxo.v4i1.5085Resumo
Este artigo analisa a passagem do modernismo ao pós-modernismo a partir da análise de narrativas de Jorge Luis Borges e Adolfo Bioy Casares. Nesse escopo, buscou-se identificar nas obras desses escritores as características estéticas e ideológicas que definem o fantástico latino-americano de outras manifestações do gênero em outras regiões. Este trabalho se baseou na pesquisa qualitativa das obras dos autores supracitados, mostrando-se uma tarefa difícil de caracterização, tendo em vista principalmente que os autores apresentaram diferenças em suas abordagens do gênero fantástico. Este trabalho se justifica a partir da relevância cada vez maior da literatura hispano-americana no contexto da literatura mundial. Algumas conclusões podem ser observadas. Primeiro, a literatura de Borges e Casares estiveram sempre conectadas ao contexto e aos problemas na América Latina, revelando entre ambos diferentes graus de tensão intertextual. Segundo, indaga essas relações intertextuais, colocando em evidência algumas características que os separam estilística e tematicamente e também, o que os unem. Nesse sentido pode se perceber que Borges trabalha conceitos como estrutura do abismo e invenção lógica, dando-lhes características novas e pessoais, e, por sua vez, Adolfo Bioy Casares busca dar sequência à evolução do fantástico, ligando-o ao pós-moderno e ao neo-fantástico.
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