ESCOLAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: AÇÕES EDUCACIONAIS DE UM MUNICÍPIO DO SUL DO PARANÁ

Visualizações: 852

Autores

Resumo

Resumo:

Este relato de experiência versa sobre as ações educacionais que estão sendo implantadas e realizadas nas escolas de Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino de União da Vitória, no Paraná durante a suspensão das aulas presenciais, devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus – Covid19. Este estudo parte das vivências da própria pesquisadora em seu contexto de trabalho atual, enquanto coordenadora pedagógica da secretaria municipal de educação. Este relato de experiência tem como objetivo descrever as principais ações realizadas nessa realidade a partir de quando foi iniciado o trabalho pedagógico a distância, utilizando do ensino remoto. Sob esta perspectiva, os resultados desta análise apontam para o uso de diferentes estratégias pedagógicas adotadas pelo município na tentativa de alcançar o maior número possível de alunos, entre elas estão: a criação de grupos com os responsáveis pelos alunos em aplicativos de mensagens instantâneas, aulas em canal de televisão, site com atividades e entrega de materiais impressos aos alunos quinzenalmente.

 

Palavras-chave: Educação. Ensino remoto. Aulas. Pandemia Covid-19.

Biografia do Autor

Elizabeth Melnyk de Castilho, Mario Melnyk Clarice Schelbauer Melnyk

Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de União da Vitória, Paraná. Professora do Colegiado de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus União da Vitória, Paraná, Brasil. Mestre em Educação (UDE-UY). Pedagoga. Especialista em Gestão Escolar. Especialista em Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva. Autora dos livros: Saberes e Práticas Pedagógicas, mapeando percursos e analisando questões (2015); (Des)Naturalizando a Avaliação no Contexto Escolar (2019).

Referências

CASTILHO, E. M. DALGALLO, A.K.C. Saberes e Práticas Pedagógicas: mapeando percursos, buscando alternativas e analisando a questão. 1ed. Porto União, SC: Uniporto, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 20ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996

MORIN, E. A Cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN, E. Os setes saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez Editora, 2000.

PÁDUA, E.M.M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 2 ed. São Paulo: Papirus, 1997.

Downloads

Publicado

2020-09-18

Como Citar

Melnyk de Castilho, E. (2020). ESCOLAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: AÇÕES EDUCACIONAIS DE UM MUNICÍPIO DO SUL DO PARANÁ. IPÊ ROXO, 2(1). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/iperoxo/article/view/5389