LA COMUNICACIÓN NO VERBAL DE LOS DOCENTES EN ENTORNOS VIRTUALES: VIDEOLLAMADAS EN TIEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
Qué sucede cuando no podemos percibir al otro de forma “completa”, solo una parte, su voz, y una mínima parte de su fisonomía, de su cuerpo. Se pierde la postura, las distancias entre los cuerpos, los gestos con las manos. Lo no verbal queda reducido al paralenguaje y a una parte de la kinésica. La proxémica desaparece por completo. La presente investigación tiene como objetivo, a partir de la experiencia de docentes en el uso de videollamadas con estudiantes, indagar cómo la comunicación no verbal de educadores influye en los procesos de comunicación sincrónica en entornos virtuales. El resultado de dicha investigación permitirá reevaluar el potencial de la CNV para la comunicación pedagógica, atendiendo a la reconfiguración que demandan por los entornos de enseñanza virtual en el contexto de pandemia.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution [ESPECIFICAR TEMPO AQUI] após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.