“NOVA LIMA, MIL PECADOS”: QUANDO O RAP GRAFITA UM CONTEXTO SOCIOCULTURAL
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Este trabalho tem como objetivo central ler criticamente a letra da música “Nova Lima, mil pecados” do grupo de rap La firma com a finalidade de apreender aspectos linguísticos, literários, geográficos, sociais e culturais que evidenciem nessa composição uma percepção singular do meio de onde o grupo fala e, a partir de então, procurar estabelecer relações da música com o ensino de Língua Portuguesa, Artes e outros disciplinas em uma escola pública. Nova Lima é uma região periférica de Campo Grande - MS, bastante populosa e frequentemente noticiada nos meios de comunicação locais por violências e prisões realizadas, esse contexto sociocultural fica bastante evidente a partir das alusões e metáforas presentes no rap objeto desse estudo. Para discutir o tema, faz-se uso da abordagem histórico-crítica em diálogo com algumas obras de Paulo Freire que explicitam a importância da interface entre os conhecimentos científicos e os originários da cultura local, mais próximos das experiências e do cotidiano do estudante. Freire defende que a educação é capaz de ensinar o sujeito a ler o mundo ao seu redor, compreendê-lo e lutar para superar as opressões, o que em muito dialoga com o rap “Nova Lima, mil pecados”. Dessa forma, foi possível ler o rap como manifestação cultural que tem muito para contribuir no espaço escolar para uma educação libertadora e democrática, embora a escola ainda precise avançar nessa direção, especialmente a escola pública, que se deseja democrática e participativa.
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